O plano Ações Para o Desenvolvimento MS Forte vai destinar uma grande parte dos seus R$ 3 bilhões previstos em investimentos para obras rodoviárias. O governador André Puccinelli elencou dentro dos Projetos Estratégicos um conjunto que reúne especificamente a pavimentação e recapeamento de rodovias e construção de contornos e acessos urbanos.
No projeto estratégico “MS Forte – Caminhos do Progresso” estão reservados R$ 1,3 bilhão em recursos para asfaltamento em 1.646 quilômetros de rodovias. Estradas de chão ganharão pavimento, pistas danificadas passarão por restauração, novos acessos serão implantados no contorno de cidades que precisam desafogar o tráfego central e agilizar com segurança o transporte da produção.
Desse total, R$1,1 bilhão representam investimento direto em rodovias, com serviços de asfaltamento e recapeamento asfáltico.
Caminhos do progresso – pavimentação de 738,8 km
Somente em pavimentação nova, 20 rodovias serão contempladas, num total de 738,8 km. De Norte a Sul, de Leste a Oeste, milhares de trechos serão asfaltados, em percursos que vão de 1,8 km em acesso a distrito, a 114 km que prometem integrar por asfalto o mais novo município do Estado.
Os 114 km da MS-436 na ligação Camapuã – Figueirão representam o trecho de maior extensão elencado para pavimentação. Aguardada por moradores, produtores rurais e visitantes da região, a obra vai encurtar distância e tempo no deslocamento desse percurso, de solo arenoso e sob constante risco de erosão. Outro investimento que supera os 100 km é o da BR-359, com a conclusão dos 103 km consolidada no projeto MS Forte Caminhos do Progresso.
No outro extremo, a necessidade de melhorar o acesso da MS-356 ao entroncamento da BR-262 para a Colônia Jamic, de comunidade oriental, não foi esquecida. O trecho de 1,8 km está incluído no projeto de pavimentação.
As outras pavimentações novas programadas são:
MS-436 Figueirão/Alcinópolis, 56 Km; MS-306 Divisa MS/Goiás/Gaúcho Pobre, 42 Km; MS-316 Gaúcho Pobre/Anel Viário Costa Rica, 16 Km; MS-080 Rio Negro/EntrºMS 228 (Posto Braulino), 13 Km; MS-430 São Gabriel Do Oeste/Serra de Rio Negro, 32 Km; MS-178 Bodoquena/Bonito, 70 Km; MS-112 Três Lagoas/Entrº da MS-444, 56 Km; MS-112 Inocência/Entrº da MS-444, 58 Km; MS-180 Iguatemi/Entroncamento da MS-290, 50 Km; MS-180 Juti/Entrº da MS 290, 44 km; MS-274 Angélica/Distrito de Ipezal 33 Km; MS 276 Bataiporã/MS-473, 5,6 Km; MS-379 Bocajá/ BR-163, 6,4 Km; MS-379 Douradina/Panambi, 14 km; MS- 162 Sidrolândia/Distrito de Quebra Coco, 12 Km; MS-431 Paranaíba a São João do Aporé (Lagoa Santa), 14 Km; MS-324 – Água Clara/Córrego Barra Mansa, 15 Km.
Caminhos do Progresso – 807,6 km de recapeamento
O investimento rodoviário não deixa de fora a necessidade de melhoria em estradas que já são pavimentadas, mas sofrem com o desgaste do tempo e do uso. Para reverter as más condições em 11 localidades, o governo do Estado garante no plano Ações Para o Desenvolvimento MS Forte intervenções em 807,6 km.
Na MS-306, ligação Cassilândia/Cantina, 141 Km representam o maior trecho de recapeamento. Outra grande extensão é da MS 141 entre Ivinhema e Naviraí, com 107 km.
Também estão garantidos recapeamentos nas seguintes rodovias: MS-377 Água Clara/Entrº da MS-320, 81 Km; MS-156 Amambai/Tacuru, 80 Km; MS-295 Eldorado/Iguatemi/ Tacuru, 91 Km; MS-377 Inocência/Entrº da MS-320, 47 Km; MS-145 Deodápolis / Ipezal / BR 267, 81 Km; MS-276 BR-163 /Indápolis/ Deodápolis, 59 Km; MS-386 Sanga Puitã/Amambai, 79 Km; MS-141 Angélica/Ivinhema, 17 Km; MS-223 MS-306/Costa Rica, 19 Km; e MS-276, no entroncamento com a MS 134, que terá pista alargada em 5,6 Km.
Contornos
Em três cidades do Sul, duas do Norte, uma no Sudoeste e uma no Bolsão, o investimento rodoviário assegura também a construção de contornos e de acessos urbanos, num total de 81,8 km. Cumprindo compromisso ratificado em agosto durante vistoria ao futuro traçado do contorno viário de Dourados, o governador inclui no MS Forte a garantia de execução da obra, de 23,6 km. O mesmo tipo de empreendimento vai ser executado em Costa Rica, com implantação de um anel viário de 16 km; em Amabai, com 14 km; e Caarapó, 5,2 km.
Para Pedro Gomes, está garantido o alargamento de pista em 15 km da MS-215 no acesso ao município. Jardim terá a travessia urbana totalmente recapeada na MS-060. E em Chapadão do Sul, será feita a duplicação do trecho da MS-306 que serve de travessia urbana.