62_0417_enel_atl_procurement_egp_1920x108_02
  • Assine a revista
  • Anuncie em nossos canais
  • Acervo de revistas
  • Edições 2022
  • Edições 2021
  • Contato
  • Login para assinantes
Revista O Empreiteiro
Allonda_951x130_Revista O Empreiteiro NOV GHT - Banner Sapatas Liga de Manganês - Minérios e Minerales - AGO2022 CONEXPO 1 Revista O Empreiteiro MTEXPO BANNER FORUM INFRA 2024 BANNER ForumInfra 2024 BANNER DIGITAL FOX
No Result
View All Result
No Result
View All Result
Revista O Empreiteiro
No Result
View All Result
  • Assine a revista
  • Edições
  • 3º Prêmio Inovainfra
  • Podcast
  • Ranking da Engenharia
  • Anuncie em nossos canais
  • Login para assinantes
Home Colunas Gestão de obras

2ª O trem fantasmas dos “acidentes” em obras de infraestrutura

10 de julho de 2018
in Gestão de obras
0
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Linkedin
BANNER CONEXPO 1 BANNER FORUM INFRA 2024 Revista O Empreiteiro GHT - Banner Sapatas Liga de Manganês - Minérios e Minerales - AGO2022 MTEXPO Allonda_951x130_Revista O Empreiteiro NOV BANNER DIGITAL FOX ForumInfra 2024

Todos já andamos num trem fantasma em parques de diversões. Nessa maluca viagem, a cada curva um susto. Nas obras de infraestruturas, a situação é muito semelhante e o adágio popular se encaixa perfeitamente, pois, escrevo esta coluna sob os reflexos de diversos acidentes principalmente nas obras de instalações subterrâneas.

Uma instalação de adutora na Marginal do Tiete, em S.Paulo,  na altura da ponte da Via Anhanguera no sentido do “Cebolão”, mostra há meses o significado desse “trem fantasma”. Sem o mínimo de requisitos e diretrizes técnicas, um empreendedor imobiliária contrata a construção  de um adutora para abastecer um complexo residencial na Av. Raimundo Pereira de Magalhães, cumprindo uma exigência legal.

A adutora aprovada pela concessionária tem parte do trajeto na Marginal Tiête; o empreendedor contratou porém  uma empresa sem experiência comprovada de ter executado obra com tal complexidade. Pior, sem preparar um projeto detalhado prévio da obra– um verdadeiro “voo cego sem instrumentos”. E se repete a estória do trem fantasma .

Sem sondagens, sem o plano de furo adequado, sem projeto de fluído de perfuração, a obra é iniciada e o avanço da tubulação de PEAD (Polietileno de Alta Densidade) de grande diâmetro e comprimento é travado após  pouco mais de 200 m—numa extensão total de quase 600 m. Aí se perdem semanas, meses, muito dinheiro, antes que outras soluções permitissem concluir a travessia.

[themoneytizer id=24054-23]

Na mesma região, na Av. Raimundo Pereira de Magalhães, outra instalação subterrânea por MND atingiu recentemente uma adutora existente– outro susto do trem fantasma.

A isso se soma o insucesso do Governo do Ceará na instalação de um poço horizontal para coletar água num aquífero a aproximadamente 30 m de profundidade. Tal instalação teria como objetivo segundo entrevista do Governador nas redes de televisão, resolver o problema de água de abastecimento do porto de PECÉM.  Na matéria, o Governador senta-se na Perfuratriz Direcional para as fotos de praxe, enquanto  a obra entrava em colapso.

Neste primeiro semestre,  já são de nosso conhecimento 18 (dezoito) obras com problemas de toda ordem—refletindo as falhas de gestão de obras. O que teria permitido ao Rei Ezequias– (vide Antigo Testamento; entre as reportagens recomendo a da Globo, Jornal Hoje, Sandra Annenberg, que fez visita à obra), há 2700 anos atrás, construir uma adutora por processo equivalente ao MND, de 533 m de comprimento, com declividade de 0,6%, onde ainda hoje corre água?  Naquela época longínqua, só pode ter sido a GESTÃO EFICIENTE da obra a razão do seu sucesso; afinal, o Rei Ezequias não contava com o arsenal de engenharia e científico de hoje!!

Amigos leitores, retomemos a Engenharia perdida no tempo, o DNA do nosso país, jovens estudantes, engenheiros de cabelos brancos, proprietários de obras, projetistas, construtoras, gerenciadoras e gestores– agora sob a legislação da 13303;   se o REI EZEQUIAS FEZ, não é possível que continuamos gerando sustos sem fim no trem fantasma das obras de infraestrutura!!

 

Sérgio Palazzo

capaOE 586_WEB_page-0001 voith 2 voith MIP_BANNER_EMPREITEIRO

 

Tags: Infraestrutura
MTEXPO Revista O Empreiteiro Allonda_951x130_Revista O Empreiteiro NOV GHT - Banner Sapatas Liga de Manganês - Minérios e Minerales - AGO2022 ForumInfra 2024 CONEXPO 1 BANNER BANNER DIGITAL FOX BANNER FORUM INFRA 2024

Leia também

Governadores vão buscar recursos no exterior para investir em infraestrutura contra chuvas
Destaques

Governadores vão buscar recursos no exterior para investir em infraestrutura contra chuvas

3 de março de 2022
Parceria para uma das obras de infraestrutura mais complexas do Brasil
Equipamentos e Materiais

Parceria para uma das obras de infraestrutura mais complexas do Brasil

10 de fevereiro de 2022
ABDIB Experience debate o que falta para o salto de crescimento da infraestrutura nacional
Eventos

ABDIB Experience debate o que falta para o salto de crescimento da infraestrutura nacional

14 de dezembro de 2021
A infraestrutura do século XXI precisa de bons projetos — a garantia de obras bem feitas
Exclusivo

A infraestrutura do século XXI precisa de bons projetos — a garantia de obras bem feitas

6 de dezembro de 2021
Especialistas em infraestrutura debatem inovação em congresso de túneis no Centro de Convenções Frei Caneca
Eventos

Especialistas em infraestrutura debatem inovação em congresso de túneis no Centro de Convenções Frei Caneca

1 de dezembro de 2021
1ª edição da conferência P3C – PPP’s E Concessões: Investimentos em infraestrutura no Brasil termina com saldo positivo
Eventos

1ª edição da conferência P3C – PPP’s E Concessões: Investimentos em infraestrutura no Brasil termina com saldo positivo

26 de novembro de 2021
voith 2 capaOE 586_WEB_page-0001 voith MIP_BANNER_EMPREITEIRO

Populares

  • Consórcio aguarda aprovação para iniciar ponte Salvador – Itaparica

    Consórcio aguarda aprovação para iniciar ponte Salvador – Itaparica

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Arcelor Mittal anuncia mais R$ 4,5 bi em expansões em MG

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Lançado edital de PPP do Rodoanel de BH—com aporte de R$ 5 bi

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Renovação antecipada da concessão da MRS envolve R$9,6 bi em obras

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • NOVELIS INVESTIRÁ MAIS R$450 MILHÕES NA FÁBRICA DE PINDA

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • BR-101 e BR-386 terão postos de pesagem da CCR ViaSul

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Vinci adquiriu terminal Porto Pontal, PR, onde investirá R$ 3 bi

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • New Holland marca presença feminina em lançamento de máquinas

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • VLI oferece seis vagas exclusivas para mulheres em Paulínia (SP)

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • NOVO BUGGY DE FIBRA TERÁ FÁBRICA NO SERTÃO

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Revista O Empreiteiro

A Revista O Empreiteiro pertence ao grupo editorial M3 que também publica a Revista Minérios.

Siga-nos

Conteúdos por categoria

  • Blog do Nildo
  • Boletim técnico de MND
  • Business
  • Colunas
  • Construção Imobiliária
  • Construção Industrial
  • Destaques
  • DESTAQUES I
  • Edições
  • Energia
  • Entrevista
  • Equipamentos e Materiais
  • Eventos
  • Exclusivo
  • Gestão
  • Gestão de obras
  • Infraestrutura
  • Inovainfra
  • INOVAINFRA 2022
  • Investimentos & Obras
  • Licitações
  • Linha do tempo da Engenharia
  • Mulheres no Canteiro de obras
  • Obras em andamento
  • Óleo e Gás
  • Palavra do Gerente de Obras
  • Palestras
  • Profissionais da Construção
  • Projetos
  • Ranking da Engenharia
  • Ranking da Engenharia Brasileira
  • Repensando a Engenharia
  • Rodovias
  • Saneamento
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia
  • Vagas e concursos
  • Videos

Contate-nos

Comercial: [email protected]

Redação: [email protected]

Assinaturas: [email protected]

  • About
  • Privacy & Policy
  • Advertise
  • Contact

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • 3º Prêmio Inovainfra – Inovação na Engenharia e Infraestrutura
  • Acervo de revistas
  • Anuncie em nossos canais
  • Assine a revista
  • Assine a revista
  • Atividade
  • Atividade
  • Blog
  • Coming Soon
  • Contact
  • Contato
  • Edições 2019
  • Edições 2020
  • Edições 2021
  • Edições 2022
  • Edições Anteriores
  • Evento Inovainfra: Inovação na Engenharia e Infraestrutura
  • FÓRUM INFRA 2024
  • FOTOS
  • Fotos
  • GALERIA DE VIDEOS
  • Home 2
  • Home 5
  • Login para assinantes
  • Logout
  • Membros
  • Membros
  • Monitor de Obras
  • Notícias de Engenharia e Construção
  • Obras em andamento
  • OECAST – O podcast da Revista O Empreiteiro
  • Pesquisa Ranking da Engenharia Brasileira
  • Política de privacidade
  • Portal de notícias de Engenharia e Construção
  • Projetos vencedores Inovainfra 2021
  • Sua obra entre as “100 Maiores obras em curso no Brasil”
  • Vencedores Inovainfra 2022
  • Vídeos
  • Webinar Transportes & Energia (Webinar) + Destaques Ranking da Engenharia Brasileira

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
CONEXPO ON_Banner_300x300-corrigido SOLENIDADE DE PREMIAÇÃO, RANKING 500 - LATERAL
infra 2024 - Ranking

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.

Entre em contato pelo nosso Whatsapp!