O governo paulista informa que está destinando R$ 335 milhões para melhorar a malha rodoviária do Alto Tietê. O montante do pacote tem em vista a recuperação e a duplicação de quatro rodovias (SP-056, SP-088, SP-098, SP-066), dois acessos (SPA 058/031 e SPA 172/060) e uma vicinal (Estrada Manoel Luiz de Souza). Ao todo serão 150,47 km de vias que entrarão em obras. As intervenções estão por conta do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-SP). As obras são as seguintes:
• SP-056 – Ela passará por obras em dois trechos distintos. O projeto para o primeiro, entre o km 35 e o km 43,3, que atende Itaquaquecetuba e Arujá, prevê duplicação de 8,3 km de pista e dos viadutos sobre a SP-070 (Rodovia Ayrton Senna) e sobre a linha férrea. Além disso, serão implantadas baias de ônibus, de emergência e ciclovia de mão dupla.
O segundo trecho da SP-056 que passará por obras atende Arujá, Santa Isabel e Igaratá. Está prevista a realização de recapeamento e pavimentação dos acostamentos em trechos segmentados: do km 46,6 ao km 58,8 e do km 61 ao km 78,25.
No total serão investidos R$ 123 milhões na via. As obras estão previstas para serem executadas em 2013.
• SP-088 – Rodovia Pedro Eroles. Serão destinados R$ 95 milhões para duplicação do trecho (entre o km 32 ao km 40,6) e implantação de quatro dispositivos em desnível (km 32, km 32,4, km 34,6 e km 38,4) na SP-088. As obras neste trecho, que atende Mogi das Cruzes e Arujá, estão previstas para serem executadas em 2013.
• SP-098 – Rodovia Dom Paulo Rolim Loureiro. A pista, os acostamentos e os dispositivos de acesso da SP-098 serão recapeados do km 56,65 ao km 98,1. O projeto para a via prevê também implantação de dispositivos de travessia de pedestre e de baias para ônibus. O investimento será de R$ 35 milhões beneficiará Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim e Bertioga. A previsão é de que as obras sejam executadas em 2013.
• SP-066 – Rodovias Henrique Eroles e General Euryale de Jesus Zerbine. Para a SP-066 está prevista a execução de recapeamento da pista, pavimentação dos acostamentos e implantação de faixas adicionais do km 56 ao km 92. Este trecho, que atende Mogi das Cruzes, Guararema e Jacareí, receberá R$ 44,7 milhões. As obras estão previstas para iniciar ainda neste semestre.
Acessos
• SPA-058/031 -O governo paulista está anunciando o início das obras na SPA 058/031. A via de acesso que liga a SP-031 (Rodovia Índio Tibiriçá) a Suzano receberá R$ 11 milhões para recuperação de toda sua extensão, com 6,6 km, e elevação da pista em trechos localizados em Suzano. A previsão é de que as obras sejam concluídas em dezembro deste ano.
• SPA-172/060 – O projeto para esta via de acesso à BR-116 em Jacareí a Guararema, prevê o recapeamento da pista, pavimentação dos acostamentos, implantação de faixas adicionais, dispositivos de acesso e travessia de pedestre e baias para ônibus nos 6,77 km de pista. O investimento, nas obras que devem ser iniciadas em julho próximo, é de R$ 23,5 milhões.
*Rodovia Pedro Eroles, SP-088
Outros recursos, outras rodovias
O governo do Estado informou, em Guapiaçu, investimentos da ordem de R$ 300 milhões para a SP- 425 (Rodovia Assis Chateaubriand). As obras de duplicação e recuperação serão realizadas em 156 km de pistas.
Estão previstas obras de Miguelópolis, na divisa com Minas Gerais, até São José do Rio Preto. Parte dos recursos será obtida por meio de financiamento do Banco Internacional para Reconstrução e Desenvolvimento (Bird), que opera ligado ao Banco Mundial.
Depois da rodovia Euclides da Cunha, esta deverá ser uma das grandes obras rodoviárias do Estado. As obras serão realizadas em etapas – a primeira será entre São José do Rio Preto e Guapiaçu. Nesta fase serão aplicados R$ 79,6 milhões, para melhorias em dois trechos distintos da SP-425: duplicação de São José do Rio Preto a Guapiaçu e recuperação em Guapiaçu.
*Rodovia Assis Chateaubriand, SP- 425
São José do Rio Preto
Entre o km 180,8 e o km 168,5, que atende os municípios de São José do Rio Preto e Guapiaçu, serão realizadas obras de duplicação com implantação de canteiro central. O projeto prevê também a recuperação do pavimento da pista existente, implantação de quatro dispositivos de acesso e retorno (km 178,1, km 175,7, km 174,2 e km 170,5) e pavimentação da marginal. As obras devem ser iniciadas agora em junho com investimento de R$ 60,9 milhões. A conclusão da obra está prevista para dezembro de 2013.
Guapiaçu
Para o trecho que passa por Guapiaçu, entre o km 157,5 e o km 168,5, está previsto recapeamento da pista, acostamentos e faixas adicionais existentes e pavimentação dos acostamentos nos trechos que já possuem faixas auxiliares. O projeto prevê a construção de rotatórias fechadas no km 161 e no km 165 e reforço da estrutura da ponte sobre o Ribeirão Modesto. O investimento nessas obras será de R$ 18,7 milhões. As intervenções estão previstas para iniciar em abril deste ano com prazo de 12 meses para execução.
CART duplica rodovias em SP
Uma série de intervenções vem sendo realizadas na área de concessão da CART (Concessionária Auto Raposo Tavares), que administra o Corredor Raposo Tavares, formado pelas rodovias Raposo Tavares (SP-270), João Baptista Cabral Rennó (SP-225) e Orlando Quagliato (SP-327), num total de 444 km entre Bauru e Presidente Epitácio.
Em março, teve início a duplicação do trecho entre o km 235 e o km 242,2 da SP-225, no município de Bauru. Segundo a CART, a obra consiste na construção de uma nova pista, com duas faixas de rolamento, ao lado da já existente, de canteiro central, acostamento, de sistema de drenagem e três dispositivos de acesso, com investimento de R$ 33,2 milhões. A previsão de entrega do trecho duplicado é março do ano que vem.
Também estão em andamento os trabalhos de duplicação de dez km da rodovia Raposo Tavares, entre os municípios de Maracaí e Paraguaçu Paulista, do km 471,3 ao km 481,5. O investimento é de R$ 23,5 milhões. As obras tiveram início em mar&cced
il;o e devem estar prontas no fim do ano, de acordo com a CART.
Novo pavimento na Anhanguera
A rodovia Anhanguera (SP-330) deve ganhar, até o primeiro trimestre de 2013, mais 131,2 km de pista dupla com pavimento revitalizado. Segundo a Vianorte, concessionária que administra a rodovia, a intervenção no asfalto acontece do km 318,5 ao km 449,730 nas pistas norte e sul, entre os municípios de Ribeirão Preto e Igarapava, na divisa com Minas Gerais.
A concessionária informa também que dá continuidade ao programa de recuperação das OAEs (Obras de Arte Especiais) existentes nos 236,6 km de rodovias que administra no interior de São Paulo. No total, a Vianorte promete realizar intervenções em 39 estruturas, como viadutos, pontes e passagens inferiores.
Faixa adicional
A Intervias, empresa que administra 375,7 km de rodovias no interior paulista, prevê ainda este ano a construção de faixa adicional de tráfego na rodovia Wilson Finardi (SP-191), entre os km 25,5 e km 29,3, no sentido oeste. Nova faixa também deve ser construída pela concessionária em 2012, na rodovia Dr. Paulo Lauro (SP-215), entre os km 112,6 e km 114,6, no sentido leste.
No trecho da Anhanguera que administra, a Intervias realiza obras de fresagem e recomposição do pavimento entre os km 158,5 e km 240,5.
Viaduto em Ribeirão Preto
Nas rodovias administradas pela Autovias, num total de 316 km, a principal obra em curso é de implantação do viaduto de interligação do prolongamento da av. Henri Nestlé com a av. Guadalajara, na altura do km 309 da rodovia Anhanguera, em Ribeirão Preto.
Na área sob a responsabilidade da Centrovias, um total de 218 km de rodovias paulistas, ocorre intervenção no pavimento da Washington Luís (SP-310), entre os km 153 e km 227, e construção de passarela na área urbana de Jaú, no km 178 da rodovia Comandante João Ribeiro de Barros (SP-225).
Vianorte, Intervias, Autovias e Centrovias integram o grupo OHL Brasil.
Fonte: Padrão