A Rolls-Royce, empresa global de sistemas de energia, presente no Brasil há mais de 50 anos, informa que firmou contrato com o Estaleiro Atlântico Sul para fornecer sistemas de energia e propulsão para sete plataformas de perfuração para a Petrobras. O valor do pedido é de mais de R$ 335 milhões.
Cada uma das sete embarcações a serem construídas pelo Estaleiro Atlântico Sul para atender a demanda da Petrobras trará seis grandes propulsores e seis motores a diesel Bergen, todos da britânica Rolls-Royce, perfazendo um total de 84 equipamentos, 42 propulsores e outros 42 motores. Os equipamentos serão usados em conjunto para dar propulsão até campos de perfuração e também para garantir o posicionamento exato dos navios durante as operações.
As novas sondas da Petrobras darão suporte na perfuração de poços ao longo da camada Pré-Sal, localizada entre dois mil e três mil metros abaixo da superfície do Oceano Atlântico.
Para dar suporte às atividades de produção através do mundo, a Rolls-Royce entregou sistemas de propulsão para mais de 140 unidades móveis de perfuração e tem sistemas já pedidos para mais 30 unidades.
Além disso, 45 navios de abastecimento offshore UT da Rolls-Royce foram construídos no Brasil para dar suporte a exploração e produção de óleo e gás. Outras 12 embarcações foram construídas, inclusive quatro navios de suporte a plataformas UT 775 SE pelo Grupo Bravante em outubro.
A companhia britânica continua seus investimentos no País e deverá inaugurar em 2013 uma nova instalação em Santa Cruz, no Rio de Janeiro. Essa unidade será responsável pela montagem e teste das turbinas industriais a gás RB211. O primeiro lote de equipamentos que será produzido em Santa Cruz foi pedido pela Petrobras em um contrato de R$ 1,3 bilhão assinado em 2011.
Fonte: Padrão