PA: Rampa do Porto de Vila do Conde é a primeira obra do PAC

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A rampa rodofluvial do Porto de Vila do Conde inaugurada na última sexta-feira (28), no município de Barcarena, é a primeira obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) entregue no Pará.

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A rampa faz parte do projeto de ampliação do porto, que deverá triplicar sua capacidade de operação até 2012.

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Com um investimento de R$ 7 milhões, a rampa rodofluvial, ou “roll-on roll-off”, permitirá a integração entre os modais rodoviário e aquaviário, inclusive o carregamento de caminhões direto nas balsas, diminuindo os custos nas operações de transporte. Segundo o administrador do porto, Francisco Eduardo Pasetto, a rampa poderá receber duas balsas simultaneamente, e o porto terá condições de movimentar de 200 a 300 mil toneladas por mês.

Todo o acesso que antes era rodoviário passa a ser fluvial, o que também abre mais possibilidades para o transporte de cabotagem, que foi instalado agora em agosto e diminui custos para as empresas, com embarcações que vão descarregando mercadorias em vários portos-, explicou, adiantando que indústrias produtoras de manganês, ferro gusa e minério de ferro já demonstraram interesse em usar o modal hidroviário a partir da rampa. “Outra opção de carga será a madeira”, acrescentou.

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Durante a cerimônia de iauguração, o secretário adjunto da Secretaria Especial de Portos, José Di Bella, a governadora Ana Júlia Carepa e o presidente da Companhia Docas do Pará, Clythio Van Buggenhout, assinaram a ordem de serviço para realização do restante da obra, que inclui a duplicação da ponte e a construção de três novos berços, que permitirão a atracação de mais navios ao mesmo tempo, diminuindo a espera nas operações. A previsão de conclusão é de 18 meses.
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Para o gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Pará (CNI-Fiepa), Raul Tavares, as obras no Porto de Vila do Conde são “da mais alta importância para o desenvolvimento da logística no Pará, um fator preponderante para o barateamento do custo da exportação”. Com isso, o ganho em competitividade, ressaltou Tavares, vai refletir no desempenho das empresas, na geração de empregos e no custo final dos produtos ao consumidor.

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Fonte: Estadão


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