As previsões e planos previstos significam que a Ecorodovias é “uma empresa que mantém uma visão de longo prazo”, diz Botto: “Estamos atuando da mesma forma no estado do Paraná (PR), onde a Ecocataratas responde pela administração de 387,1 km da rodovia BR-277, entre os municípios de Guarapuava e Foz do Iguaçu. Até o final de 2012, será entregue a duplicação dos primeiros 15 km, entre as cidades de Medianeira e Cascavel. No total, serão duplicados, em lotes simultâneos, cerca de 80 km, entre Cascavel e Foz do Iguaçu”.
A rodovia é considerada um dos mais importantes corredores para o escoamento agrícola que vem do oeste do Paraná e do estado do Mato Grosso do Sul até o porto de Paranaguá (PR). Além disso, essa rodovia federal é um dos principais caminhos para as Cataratas do Iguaçu e para o restante da América Latina, através da fronteira do Paraná com Paraguai e Argentina. O corredor representa a movimentação de 11 milhões de veículos por ano, sendo que 55% referem-se ao transporte de cargas.
Além da BR-277, a Ecocataratas também realiza a conservação de 71,84 km de rodovias estaduais: PR-874 (13,59 km até o Terminal Turístico de Santa Terezinha de Itaipu), PR-590 (13,58 km até Ramilândia), PR-180 (37,03 até Juvinópolis) e PR-474 (7,64 km até Campo Bonito).
No Rio Grande do Sul, a concessionária também está acertando com o governo federal para uma repactuação contratual do Polo Rodoviário de Pelotas, que possui 623,4 km de extensão e compreende as rodovias BR-116/RS (Camaquã/Pelotas/Jaguarão, com 260,5km), BR-293/RS (Pelotas/Bagé, 161,1 km) e BR-392/RS (Rio Grande/Pelotas/Santana da Boa Vista, 201,8 km) – no sentido de ampliar as obras de melhorias.
Fonte: Padrão