A Paranapanema, maior produtora brasileira de cobre, finaliza neste mês a instalação da nova linha industrial de tubos retos de sua marca Eluma na planta de Utinga, em Santo André (SP). A companhia investiu R$ 56 milhões na transferência de equipamentos da antiga unidade de Capuava e na modernização da linha, cuja capacidade dobrará de 500 t/mês para mil t/mês de tubos retos. Somando-se aos outros tipos de tubos produzidos na planta com a tecnologia Cast&Roll, a empresa alcança a capacidade de 3 mil t/mês de tubos em Santo André.
Com os novos equipamentos, em operação a partir de fevereiro, a Paranapanema irá recompor seu portfólio de tubos retos lisos, que vai de 4,76 a 108 mm, e também de tubos aletados. Este tipo de tubo é utilizado em instalações de água, gás e combate a incêndio, na fabricação de trocadores de calor, gabinetes de refrigeração, frigoríficos, aquecedores solares, usinas de açúcar e radiadores automotivos.
Para financiar o investimento na unidade de Santo André, a Paranapanema conta uma linha de crédito da Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) no valor de R$ 22,7 milhões, com prazo de oito anos, carência de dois anos e juros com base na TJLP mais 3% ao ano. A inauguração da nova fábrica faz parte da estratégia da companhia de ampliar o uso de sua capacidade instalada e reduzir custos fixos.