O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou no seu programa semanal “Alo Presidente” que a petroleira estatal venezuelana PDVSA (Petróleos de Venezuela S.A.) vai explorar o campo de gás iraniano de South Pars, um dos maiores do mundo.
“A PDVSA está começando a explorar as grandes reservas de gás no Irã. Eles nos deram uma entrada, um acesso ao campo South Pars 12”, declarou Chávez, sem fornecer mais detalhes sobre o acordo.
Leia também: Braskem avalia expansão para o Peru após descoberta de reserva de gás natural
Com reservas de gás natural estimadas em 12,6 trilhões de metros cúbicos, que representam 47% das reservas totais do país, o campo de South Pars é um dos projetos energéticos mais importantes do Irã.
Investimentos Cruzados e Acordos Estratégicos
Segundo o ministro venezuelano da Energia, Rafael Ramirez, a parceria em South Pars compensará os investimentos que o Irã fará na Venezuela, especificamente na rica bacia de Orinoco, conhecida por suas reservas de petróleo. O valor desses investimentos não foi divulgado.
Leia também: Êxito é a segunda maior revenda da XCMG no mundo
A notícia reforça a crescente aliança energética entre os dois países. No início do mês, após uma visita de dois dias ao Irã, Chávez já havia anunciado que a Venezuela passará a vender 20 mil barris de gasolina por dia para o Irã, um dos maiores exportadores de petróleo da Opep, mas que enfrenta deficiência em refinarias.
A colaboração estratégica entre PDVSA e o governo iraniano busca fortalecer a posição de ambos no cenário global de petróleo e gás.




