As duas empresas vão desenvolver estudos de prospecção de jazidas de petróleo e gás natural com viabilidade comercial em regiões inexploradas ou pouco exploradas.
Maputo – O grupo brasileiro de mineração Vale e a estatal moçambicana Empresa Nacional de Hidrocarbonetos assinaram, segunda-feira (31), um acordo de cooperação técnica e desenvolvimento de actividades para exploração de petróleo e gás natural no país, informou a imprensa moçambicana.
As duas empresas vão desenvolver estudos de prospecção de jazidas de petróleo e gás natural com viabilidade comercial em regiões inexploradas ou pouco exploradas. A Vale vai disponibilizar oportunidades de treinamento e transferência de tecnologia para a ENH.
Em Moçambique, a Vale é concessionária da exploração de carvão mineral em Moatize, na província de Tete. As exportações de carvão deverão ser iniciadas em 2011. Esta é a primeira operação da empresa visando a exploração de gás natural fora do Brasil.
A exploração de gás natural faz parte da política de diversificação da matriz energética da Vale, com o objectivo de reduzir custos. O portfólio actual de exploração petrolífera da Vale é composto por 26 blocos, em 14 concessões offshore e duas concessões onshore em bacias no Brasil. O ano passado, a Vale investiu 116 milhões de dólares na exploração de gás natural. Para esta ano, a empresa prevê investir 261 milhões de dólares. No primeiro semestre foram investidos nesta área 72 milhões de dólares.