Nova ponte do Guaíba ganha prêmio nacional de sustentabilidade

A construção da nova ponte sobre o Rio Guaíba, em Porto Alegre (RS), é hoje uma das maiores obras de infraestrutura em andamento no Brasil. Com 80% das etapas concluídas, a obra está sendo executada com soluções de engenharia que tem baixo impacto ambiental.

Por conta dessas medidas, o empreendimento recebeu o prêmio Eco2018 de Sustentabilidade, promovido pela Câmara Americana de Comércio (Amcham), que será entregue no próximo dia 21 de fevereiro em São Paulo, informa a Queiroz Galvão, envolvida na obra.

Para diminuir os efeitos ao meio-ambiente, provocados pela construção da ponte, a construtora Queiroz Galvão priorizou o uso de peças pré-moldadas de concreto. A técnica também diminui o risco de acidentes de trabalho por que evita o trabalho sobre andaimes.

Outra medida que levou a obra da ponte a ser reconhecida pelas boas práticas de sustentabilidade, de acordo com a construtora, é o projeto do sistema de captação de efluentes. Resíduos líquidos e sólidos que escoarem pelo bueiro da ponte serão drenados para uma caixa instalada em terra onde haverá a separação automática desses materiais. O sistema evitará a dispersão de elementos nocivos ao meio-ambiente e a contaminação do rio e do solo no entorno da ponte.

Na construção do trecho da rodovia que passa sobre a Ilha do Pavão foi adotado um método construtivo que permite a livre circulação da fauna pelo terreno e a proliferação natural da vegetação.

As ações de conscientização ambiental, como palestras, contação de histórias e atividades educativas realizadas com cerca de 3,5 mil alunos de escolas da região, também contribuíram para o empreendimento conquistar o prêmio.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *