Reconstruída em 1978, a ponte metálica Antioch, que mede 2,9 km e atravessa o rio San Joaquin, liga a cidade de Antioch, em Contra Costa, à ilha de Sherman, refúgio de vida selvagem em Sacramento, Estados Unidos. Ela tem uma via em cada direção, com acesso também para pedestres e bicicletas. O tráfego é de 15 mil veículos/dia.
Embora reconstruída atendendo aos critérios sísmicos pós-terremoto de 1971 em São Francisco, estudos posteriores sobre a integridade da sua estrutura indicaram a necessidade de obras de reforço.
Para tanto, a California Department of Transportation (Caltrans) assinou um contrato de US$ 35 milhões com a California Engineering Contractors (CEC) em abril de 2010. O trabalho estrutural foi completado em meados de abril e o fim dos serviços está previsto para julho.
Segundo a CEC, a ponte possui dois sistemas estruturais – o principal e o do vão. O projeto envolveu reforçar as vigas, erguer a ponte com macacos hidráulicos para substituição dos rolamentos e instalação de suportes de metal entre as colunas, para enrijecer a superestrutura da ponte.
A Caltrans informou que reforços cruzados foram colocados nas colunas de ferro verticais até a altura de 42 m. Também foram incorporados peças de concreto pré-moldado em cada coluna.
A ponte não foi fechada durante os trabalhos. A Caltrans disse que identificou durante os serviços que cinco tipos de pássaros fazem ninhos na estrutura da ponte. Scott Sandkohl, biólogo da CEC, informou que outros tipos de espécies de pássaros usam a ponte para se abrigar.
Isso levou a ajustes no cronograma dos trabalhos para prevenir que as obras na ponte não atrapalhassem o período de construção dos ninhos.
Fonte: Padrão