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O edital de licitação foi publicado nesta quinta-feira (6) no Diário Oficial.
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A previsão é de que a execução comece ainda este ano.
“Essa é a continuidade das mudanças no Porto de Paranaguá e que irão consolidá-lo como um dos complexos portuários mais importantes do mundo”, afirmou o diretor-técnico da Appa, André Cansian, ao destacar que as obras deixam o porto paranaense em condições de receber novos investimentos em infraestrutura. “Com o aumento na capacidade de atracação, por exemplo, o cais deverá receber, em uma etapa posterior, equipamentos ainda mais modernos e de maior capacidade operacional.”
Outro diferencial das obras previstas para o Porto de Paranaguá é a padronização na profundidade dos berços de atracação.
Hoje, o porto recebe navios de até 225 metros de comprimento, 32 de largura e 75 mil toneladas (dwt) – tonelagem bruta da embarcação. As obras de aprofundamento de berços e reforço na estrutura do cais permitirão que navios de até 280 metros de comprimento, 42 de largura e 125 mil toneladas (dwt) atraquem no porto paranaense.
Com a padronização, todos os berços terão 14,50 metros de profundidade (conforme parâmetros da Diretoria de Hidrografia e Navegação – DHN), permitindo atracação de navios de até 13,65 metros de calado.
O aprofundamento dos berços faz parte de um conjunto de obras previstas para a remodelação do cais do Porto de Paranaguá. Aumentando a profundidade, será preciso estender a “cortina de contenção” com o uso de estacas cilíndricas de concreto armado de 110 centímetros de diâmetro. Trata-se de método executivo, que permite manter o berço em operação. “Sob o aspecto de engenharia, a padronização dos berços facilita, também, a manutenção e outras intervenções futuras”, acrescentou Cansian.
Segundo informações da Divisão de Engenharia da Appa, com o aumento do calado, será necessário reforçar o cais e substituir os cabeços (onde os navios são amarrados) para que a estrutura suporte a atracação de embarcações maiores (esforço correspondente até 100 toneladas). Os sistemas de defensas – estrutura que absorve o impacto do navio contra o cais – em todos os berços, também, serão substituídos por novos.
Além do processo construtivo ser mais ágil (o prazo de execução previsto é de 12 meses), a remodelação do cais é mais vantajosa, também, sob o aspecto financeiro.
A obra amplia a capacidade de atracação – pois, permite receber navios de maior porte – sem a necessidade de construir novos berços, o que seria muito mais oneroso.
Os técnicos da Appa, responsáveis pela elaboração do projeto, esclarecem que uma das razões para a padronização é a de deixar todos os berços em condições de receber embarcações de diferentes portes. O cais comercial do Porto de Paranaguá não tem berços específicos para determinados produtos, apenas berços preferenciais. Sendo assim, não há como estabelecer profundidades e calados que atendam as necessidades das embarcações usadas para esta ou aquela carga. As dimensões e calados dos navios variam de acordo com o tipo de carga para as quais foram projetados.
O cais do Porto de Paranaguá – hoje, com 2.820 metros de extensão – foi construído em várias épocas, a partir de 1935. Desde então, o porte dos navios mudou, assim como as técnicas construtivas. As últimas intervenções, por exemplo, foram feitas em 2003, em dois dos berços.
Neles, a estrutura já permite a dragagem de aprofundamento. O projeto atual prevê obras em 12 berços.
O edital de licitação das novas obras estará disponível na sede da Appa do dia 10 de agosto até 17 de setembro.
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Fonte: Estadão