Categorias

23 de janeiro de 2021

Plataforma de informação sobre Infraestrutura, Construção Industrial e Edificações

Portos concentradores e hidrovias serão discutidos em SP

2 min read
Portos concentradores e hidrovias serão discutidos em SP

Discussão a respeito do desenvolvimento do setor portuário brasileiro não está em falta. Entre outras iniciativas, está prevista uma sessão especial para debater os rumos dos portos e das hidrovias no País durante o primeiro dia do Congresso de Infraestrutura de Transportes – Coninfra 2009.

No encontro que será realizado na capital paulista, o engenheiro da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), Aluísio Souza Moreira, irá abordar a metodologia de pesquisa aplicada no sistema de informações de indicadores modelos de portos concentradores. Na ocasião, será levantado o potencial do Porto de Santos (SP) para atrair ainda mais cargas para a Baixada Santista. Mas é importante lembrar que há outros portos trabalhando para se tornarem concentradores, como Rio Grande (RS) e Itaguaí (RJ).

Em matéria publicada neste PortoGente, em agosto do último ano, Moreira lamentou a ausência de estudos e pesquisas consistentes a respeito do setor portuário no País, fator que prejudica a definição de uma política consistente para os portos. Essa carência, que também inclui a falta de bibliografia e experimentos científicos, foi apontada como uma das principais falhas do meio portuário nacional na ocasião.

Em seguida, o Porto de Belém (PA) servirá como estudo de caso para discussão da adequabilidade dos portos nacionais às novas teorias e práticas portuárias no mundo. A palestrante convidada é Gabrielle Curcino, da Secretaria de Estado de Integração Regional do Pará. O Porto de Belém, por sinal, celebrará o seu centenário no próximo dia 2 de outubro.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *