A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vai realizar uma Parceria Público-Privada (PPP) para conceder a operação da Linha 8 – Diamante (Julio Prestes – Itapevi), por um período de 30 anos. O projeto contempla a renovação da frota de trens, reformas nas estações e serviços de manutenção, marcando um novo ciclo de modernização no transporte ferroviário da Grande São Paulo.
PPP na Linha 8 da CPTM será internacional
A concorrência será internacional e representará, na prática, uma forma de terceirização da operação e manutenção da linha. Dependendo dos resultados dessa concessão, a CPTM avalia a possibilidade de expandir o modelo para outras linhas.
Foco na linha mais rentável da CPTM
A Linha 8 – Diamante, com 35 km de extensão, é a mais rentável do sistema, transportando diariamente cerca de 392 mil passageiros e sendo responsável por 22% da receita com bilheteria da CPTM.
Apesar do alto fluxo, a linha ainda opera com trens antigos, herdados da extinta Fepasa e fabricados em 1978. Com a concessão, a expectativa é de que a nova operadora reforme ou substitua as composições, trazendo mais segurança, conforto e eficiência.
Outros investimentos previstos
Além da renovação da frota, o projeto inclui:
- Modernização das estações;
- Reforma da infraestrutura;
- Estudo de extensão da linha até Alphaville, em Barueri, conforme demanda local.
Edital ainda sob sigilo
A CPTM ainda não revelou os detalhes do edital, mas afirma que o processo, iniciado em outubro, faz parte do plano de expansão e modernização promovido pelo Governo do Estado de São Paulo. A iniciativa vem sendo destacada em campanhas institucionais como um dos marcos da gestão.