Queimados (RJ), município da Baixa Fluminense, tem apresentado nos últimos anos crescimento econômico expressivo. O distrito industrial da cidade deu salto de 7 para 40 indústrias, que representaram a criação de mais de 3.500 empregos. A expectativa é que até o final de 2016 este número alcance a marca de 8 mil postos de trabalho.
Outro vetor de desenvolvimento tem sido o aquecimento do comércio local, com o surgimento de grandes redes de lojas, como Marisa, Grippon, Leader Magazine, Casa & Vídeo, Americanas e a rede de fast food Subway.
Há ainda investimentos no setor logístico, com a construção de quatro empreendimentos e um em fase de negociação. Deverão instalar nesses centros de distribuição empresas como Casa & Video e a L’oreal, às margens da Rodovia Dutra.
O primeiro Polo Intermodal Logístico Ferroviário do Estado do Rio de Janeiro também representará outro fator de desenvolvimento do município. Ele começará a ser construído em breve e ficará pronto em 2015.
Queimados ultrapassou a marca de R$ 1 bilhão de investimento recebidos da iniciativa privada nos últimos anos. A meta, segundo a prefeitura, é atingir mais R$ 500 milhões até 2016.
O município foi um dos primeiros do Brasil a assinar o termo de convênio com o Ministério das Cidades e a Caixa Econômica Federal para adesão ao Programa Minha Casa, Minha Vida. Ao todo, Queimados já entregou 2.500 unidades habitacionais. A meta é chegar à marca das 10 mil unidades prontas até 2016.
A empresa Hydra Engenharia e Saneamento, contratada pela prefeitura local, é responsável por algumas obras na localidade. Entre elas, a estação de tratamento de esgoto (ETE), com mais de 15 mil m de rede de coleta e 7 mil m de drenagem pluvial, além de 50 mil m² de pavimentação, 20 mil m² de calçadas e serviços de recuperação ambiental de áreas.
Fonte: Revista O Empreiteiro