Os sistemas de energia que vão conectar a Linha 4 com a Linha 1 do Metrô do Rio de Janeiro já estão sendo montados. Na primeira etapa, os cabos foram lançados entre as estações Botafogo e Cantagalo, num total de 26.100 m de extensão. Agora, os colaboradores da Linha 4 do Metrô executam as conexões desses cabos a cada 300 m.
Todos os cabos necessários para a implantação da Linha 4 do Metrô já foram comprados. Eles vêm em grandes bobinas, com aproximadamente 300 m de cabos em cada bobina, pesando 2,5 t. Essas bobinas foram levadas para dentro dos túneis da Linha 1 em pranchas ferroviárias, puxadas por uma espécie de mini locomotiva, o trackmobile, pilotado por um maquinista.
Como o cabeamento tem 8 cm de espessura e 8,3 kg/m, a instalação desse material exigiu o envolvimento de cerca de 30 colaboradores, entre engenheiros, técnicos, eletricistas e ajudantes. Técnicos de Segurança do Trabalho do Consórcio Linha 4 Sul, responsável pelas obras entre Ipanema e Gávea, e um funcionário da MetrôRio acompanharam todo o processo, entre junho de 2014 e janeiro de 2015.
Neste trecho de Botafogo a Cantagalo, foram usadas 87 bobinas. Entre os cabos, a cada 300 m, foram executadas até agora 47 emendas. O trabalho continua sendo executado.
No total, em todo trecho da Linha 4 do Metrô, serão necessárias 370 bobinas com 110 km de cabos que, em funcionamento, estarão energizados. O lançamento de cabos para energização do trecho que liga a Barra da Tijuca a São Conrado será iniciado em maio. Lá, já foram implantados 7 km de via permanente e está em execução toda a infraestrutura necessária para a utilização da via, como a instalação das passarelas de emergência, sinalização e piloto automático, além do terceiro trilho. Como ainda não há operação na via permanente, o serviço de lançamento de cabos poderá ser realizado 24 h por dia.
Em paralelo a conexão dos sistemas das linhas 1 e 4, também são realizados serviços de infraestrutura no interior das estações da Linha 4 em construção, já que as equipes de instalação elétrica, hidráulica, de ventilação e sistemas eletrônicos acompanham o avanço das obras de engenharia civil. ??
Subestações de energia
Duas subestações de energia em 138KV ( SSP’S) vão permitir o funcionamento da Linha 4 do Metrô. A de Botafogo está sendo reformada e outra, em São Conrado, está em construção, com previsão de conclusão no segundo semestre.
As subestações principais de Botafogo e São Conrado (SSPs) vão alimentar dez subestações retificadoras (SSRs), de tração, que fornecem energia para o trem se locomover (terceiro trilho). Três já estão sendo construídas.
As SSPs ainda atendem 14 subestações auxiliares (SSAs), que alimentam todas as utilidades necessárias para a operação do metrô, como iluminação de túneis e estações, tomadas, aparelhos de ar condicionados, sistemas de ventilação, sistema de exaustão e etc.
Fonte: Metrô Linha 4 (RJ)