A AES Eletropaulo fechou parceria com a Schneider Electric, especialista global em gestão de energia, para participar como um dos fornecedores da instalação de religadores automáticos em circuitos que alimentam a área de concessão da distribuidora, incluindo a capital paulista e mais 23 municípios da Grande São Paulo. Esse novo sistema de religamento faz parte do programa de modernização da rede da AES Eletropaulo.
Os religadores evitam interrupção de energia em casos de defeitos temporários, como um galho que bate na rede e cai. Os equipamentos identificam que esse "galho" não está mais na fiação e religa o sistema em cerca de 50 segundos, evitando o deslocamento de equipes para executar o serviço manualmente.
Esses equipamentos também propiciam manobras de abertura e fechamento dos circuitos elétricos, possibilitando a realocação de cargas e energização de circuitos de maneira rápida e eficiente. "Baseia-se no princípio de manobras rápidas e inteligentes no sistema de distribuição elétrica, mantendo os clientes fora de fornecimento o menor tempo possível após a ocorrência de uma falta", explica Luis Felipe Kessler, vice-presidente da unidade de negócios Infrastructure da Schneider Electric Brasil.
"Nosso objetivo é garantir a entrega de energia com qualidade e aperfeiçoar a supervisão do sistema de distribuição. A tecnologia contribui para agilizar o processo de decisão na operação e, em muitos, casos evitamos o deslocamento de equipes, que acabam sendo direcionadas para outros serviços, agilizando o atendimento ao cliente", comenta Sidney Simonaggio, vice-presidente de Operações e Comercial da AES Eletropaulo
O sistema de recomposição automática é uma inovação tecnológia que está alinhada ao conceito Smart Grid, que aplica inteligência ao sistema de energia elétrica. "Até dezembro deste ano, 100% dos circuitos elétricos que compoem a rede da AES Eletropaulo receberão estes equipamentos automáticos construindo um passo importante para a constituição de redes inteligentes concluiu Simonaggio.
Fonte: Padrão