A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) recebeu, no início de novembro, as propostas comerciais dos 18 grupos pré-qualificados, que concorrem à execução das obras de implantação dos seis lotes do Trecho Norte do Rodoanel Mário Covas. A melhor combinação de propostas soma R$ 3,9 bilhões, o que representa desconto de 23,1%, frente ao valor referência da licitação, que era de R$ 5,08 bilhões, ou seja, economia de R$ 1,2 bilhão para o governo paulista.
A previsão é que o resultado final da licitação seja divulgado ainda este ano, com imediata homologação dos licitantes vencedores.
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As obras do último trecho do anel viário devem ser iniciadas em janeiro de 2013.
A concorrência internacional para essa contratação é a maior licitação de obra rodoviária em andamento no País e está em conformidade com as normas e regulamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que financia R$ 2 bilhões dos R$ 6,51 bilhões previstos para todo o empreendimento. A origem dos recursos inclui parte do Tesouro do Estado de São Paulo (R$ 2,79 bilhões) e outra parte do governo federal (R$ 1,72 bilhão).
Participam desta etapa oito grupos mistos (consórcios de empresas de mais de um país), seis grupos 100% nacionais e quatro exclusivamente internacionais.
O Rodoanel Norte terá 44 km de extensão e interligará os trechos Oeste e Leste do rodoanel. Ele inicia na confluência com a Avenida Raimundo Pereira Magalhães, antiga estrada Campinas/São Paulo (SP-332), e termina na intersecção com a rodovia Presidente Dutra (BR-116).
O trecho prevê acesso à rodovia Fernão Dias (BR-381), além de uma ligação exclusiva de 3,6 km para o Aeroporto Internacional de Guarulhos.
O trecho Norte é uma rodovia “Classe Zero”, com quatro faixas de rolagem por sentido entre o Rodoanel Oeste e a rodovia Fernão Dias.
O segmento entre a Fernão Dias e a via Dutra terá três faixas de rolagem de 3,6 m de largura em cada pista.
A rodovia ainda é provida de canteiro central com 11 m de largura e terá velocidade de 100 km/h. O empreendimento total terá sete túneis, com 6,6 km de extensão por sentido de direção, e será equipado com sistemas de contenção de possíveis derramamentos de cargas tóxicas, barreiras acústicas e passagens para fauna.