A Pavisan Engenharia, maior empresa de reciclagem de pavimentos do Brasil, está à frente da execução de uma das mais relevantes obras de infraestrutura logística na região amazônica: a construção da rodoferrovia que ligará o novo porto de Juruti (PA) à unidade da mineradora Alcoa, facilitando a exploração de bauxita, matéria-prima essencial para a produção de alumínio.
Com aproximadamente 60 quilômetros de extensão, a obra envolve 39 km de ferrovia, com 8,8 metros de largura, e 21 km de rodovia, com 11 metros de largura, avançando em meio à Floresta Amazônica, em uma região de difícil acesso e alta umidade.
Estabilização de solos com recicladoras de última geração
Segundo o engenheiro Rogério Tôrres, responsável pela obra, a estabilização de solos está sendo realizada com a recicladora Terex RS425 C, equipamento de alta produtividade e operação facilitada, essencial para condições desafiadoras como as de Juruti. Os volumes estimados são:
75 mil m³ para a ferrovia
120 mil m³ para a rodovia
A mistura utilizada na estabilização inclui 2% de cimento e aditivo à base de óleos e resinas vegetais (0,2 l/m²), garantindo maior coesão, impermeabilidade e resistência do solo às cargas e à ação da água — um fator crítico na região amazônica.
“A RS425 C entrega alta produtividade com operação simplificada, ideal para ambientes extremos como o da Amazônia”, afirma o engenheiro Rogério Tôrres, responsável pela obra.
Logística e clima desafiam execução na floresta
Entre os principais desafios enfrentados estão:
A logística de transporte de equipamentos, que levou cerca de 20 dias de Campinas (SP) até Juruti (PA), com diversas etapas por balsas e portos improvisados;
Chuvas intensas e temperatura elevada (em torno de 40°C);
Infraestrutura limitada de alojamento para trabalhadores — estima-se que mais de 10 mil operários estejam na cidade para obras diversas.
Apesar das dificuldades, a expectativa é concluir a execução da obra ainda este ano.
Rodoferrovia impulsionará escoamento de minério na Amazônia
O sistema rodoferroviário será operado com 40 vagões, cada um com capacidade de 80 toneladas. O traçado da ferrovia seguirá paralelo à Rodovia Estadual PA-257, que também será pavimentada e receberá ciclovias em áreas urbanizadas.
Porto de Juruti: infraestrutura para navios de grande porte
O novo terminal portuário de Juruti, localizado a apenas 2 km do centro da cidade e às margens do Rio Amazonas, terá capacidade para receber navios de até 75 mil toneladas, posicionando a cidade como um novo polo logístico no escoamento de bauxita.
Com uma reserva estimada em 700 milhões de toneladas métricas de bauxita de alta qualidade, Juruti se consolida como um dos maiores depósitos do mundo, atraindo investimentos e infraestrutura de grande porte.
“O uso de recicladoras como a Terex RS425 C já é realidade na América Latina e traz um excelente retorno sobre o investimento, tanto na reciclagem de pavimentos quanto na estabilização de solos”, destaca Ivan Reginatto Jr., Gerente de Marketing da Terex Roadbuilding LA.