A construção do Superporto do Açu, no litoral norte fluminense, será concluída no segundo semestre de 2011. As empresas consorciadas para a construção, a mineira A.R.G. Ltda. com participação no consórcio de 80% e a carioca Civilport Engenharia, que participa com 20%, comemoraram no último dia 6 de junho a cravação da última estaca do píer de minérios. Foram 1.104 estacas cravadas, estacas estas de concreto protendido ou mistas em concreto protendido e tubulares metálicas, com diâmetro de 800 mm, em comprimentos variando entre 48 e 92 m.
O escopo contratado pelo Consórcio A.R.G.-Civilport engloba a construção da ponte de acesso com extensão de 2,9 km e 26,6 m de largura, um píer de rebocadores com 168 m de extensão e 50 m de largura, além do píer de 442 m de extensão e 23 m de largura para atracação de navios. Também foi desenvolvido pelo Consórcio todo o projeto executivo da obra.
Foi confiada também ao Consórcio a responsabilidade pela construção do quebra-mar em enrocamento – 3.780.000 t de pedra – protegido por 22.000 blocos de concreto Core-Loc de 3,9 m3, tecnologia pela primeira vez aplicada no Brasil, alem da construção da rodovia de acesso ao porto com 38 km de extensão.
Para a construção do Superporto do Açu, o Consórcio A.R.G.-Civilport adquiriu todos os equipamentos necessários, passando por guindastes de alta capacidade, bate-estacas, frota de carretas para transporte de materiais, usinas para produção de concreto, equipamentos de terraplenagem, além de fabricar no canteiro de obras a plantaforma para a construção da ponte de acesso e dos píeres – o maior cantitraveller já construído no Brasil.
A obra encontra-se hoje com o cronograma adiantado, excelentes índices de sustentabilidade e todo o controle e gestão de qualidade necessários a um empreendimento deste porte, dos clientes LLX Minas Rio – empresa do grupo EBX – e a Anglo American.
Fonte: Estadão