A LLX Logística, empresa privada brasileira que está construindo dois complexos portuários na região Sudeste, comunica que a LLX Açu Operações Portuárias, subsidiária da Companhia, recebeu do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro a Licença de Instalação ("LI") para a construção de uma Unidade de Tratamento de Petróleo ("UTP") no Superporto do Açu, com capacidade de tratamento de 1,2 milhões de barris por dia (capacidade estática de 13,5 milhões de barris). Esse porto é considerado o maior investimento em infraestrutura portuária na América Latina.
A LI inclui unidades de estocagem, processamento e movimentação de petróleo cru. A UTP realizará atividades de desaguamento, dessalgamento e blendagem com o objetivo de melhorar a qualidade do petróleo cru e reduzir o desconto no preço relativamente ao benchmark internacional.
"Esta licença permite que o Complexo Industrial do Superporto do Açu desenvolva a sua vocação de novo pólo de Petróleo e Gás para as Bacias de Campos, Santos e Espírito Santo agregando valor ao petróleo exportado", destaca Otávio Lazcano, Diretor Presidente da LLX.
Fonte: Estadão