Categorias

28 de fevereiro de 2021

Plataforma de informação sobre Infraestrutura, Construção Industrial e Edificações

TIC 2009: Programa da CEF abre oportunidades às empresas de TI e construção Civil

3 min read
TIC 2009: Programa da CEF abre oportunidades às empresas de TI e construção Civil

A Gerente Regional de Negócios da Caixa Econômica Federal (CEF) no Rio de Janeiro, Solange Barata Duarte, vai fazer palestra no próximo dia 17 de junho, às 13:30h, no Clube de Engenharia, sobre o Programa Minha Casa Minha Vida, lançado pelo governo federal para construir, a preços subsidiados, um milhão de casas para a população com renda entre 3 e 10 salários mínimos.

A palestra da executiva da CEF será feita durante o IV Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção (TIC 2009), com o tema Modelagem e Integração do Conhecimento na Construção. para discutir novas tecnologias e as perspectivas de utilização de TI na construção e na engenharia industrial, entre os dias 17 e 19 de junho, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de Juiz de Fora (UJFJ). Em paralelo será realizado o CIB-W102 Deconstructing Babel: sharing global construction knowledge, encontro internacional do Grupo de Trabalho sobre Gestão do Conhecimento na Construção do CIB – International Council for Research and Innovation in Building and Construction.

O tema é de fundamental importância para as empresas dos dois segmentos, tendo em vista que o programa Minha Casa Minha Vida vai gerar diversas oportunidades para pequenas, médias e grandes empresas da construção civil. Serão R$ 16 bilhões destinados à aquisição de projetos para construção de casas ou apartamentos para o público de renda familiar entre 0 e 3 salários mínimos, nos municípios com mais de 100.000 habitantes e nas regiões metropolitanas. R$ 12 bilhões serão destinados a subsidiar o financiamento de imóveis novos ou em construção/lançamentos às famílias de renda de até 10 salários mínimos.

Por sua vez, o crescimento dos investimentos na construção civil exige cada vez mais a articulação de ações entre as construtoras, empresas de montagem, fornecedores, integradoras, operadoras de telecom, fabricantes de tecnologia e pesquisadores. A busca por eficiência e processos de internacionalização vêm ajudando a aumentar a procura e há muito espaço para investimento em TI no setor de construção civil, principalmente no que diz respeito à interoperabilidade entre os sistemas e a soluções de controle e monitoramento.

TIC 2009
Organizado pela Planeja & Informa Comunicação e Marketing, o evento será focado nas aplicações da tecnologia de informação no setor construção e na Engenharia Industrial e alinhado com os mais recentes estudos que apontam para a necessidade de sua maior aplicação na construção como fator indutor da melhoria da produtividade e qualidade. Logo na abertura, serão apresentados pelo representante do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comercio Exterior as ações governamentais em curso que pretendem colaborar para a difusão da TI na construção, tais como padronização e desenvolvimento de bibliotecas BIM para os produtos e componentes nacionais, sistemas de licenciamento on line etc. Serão também apresentados resumidamente os resultados do Estudo Prospectivo da Construção, realizado pela ABDI sobre o uso de TI na construção.

Ao longo do evento serão apresentados dezenas de trabalhos técnicos sobre o tema, bem como workshops e palestras de apresentação de casos reais de aplicação. O evento será uma oportunidade de atualização e discussão dessas idéias, possibilitando aos participantes uma visão de futuro da construção no Brasil.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *