TIC 2009: TI melhora eficiência das empresas de engenharia

Assim como o petróleo é para fazer gasolina, a Tecnologia da Informação é indispensável no processo de projeto na indústria da construção e na engenharia industrial. Mas o setor no Brasil não tem tradição no uso de TI, embora estas ferramentas comecem a ser cada vez mais valorizadas. A busca por eficiência e processos de internacionalização vêm ajudando a aumentar a procura e há muito espaço para investimento em TI no setor de construção civil, principalmente no que diz respeito à interoperabilidade entre os sistemas e a soluções de controle e monitoramento.

Estudo Prospectivo da Construção, realizado pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), do Ministério do Desenvolvimento, que deverá ser divulgado ainda este mês, indica a necessidade de impulsionar o uso de TI em diversos aspectos da construção no Brasil, desde a formação de profissionais, no projeto, na gestão da obra e da empresa até a gestão predial.

Segundo dados da Fundação de Pesquisa de Engenharia Civil (Civil Engineering Research Foundation – CERF), o setor americano da construção investe cerca de 0,5% a 1,5% em novas tecnologias, enquanto a média geral das demais indústrias é de 3,5%, chegando a 7% nas entidades financeiras. No Brasil, esse índice é ainda menor, embora esse quadro venha se modificando. Hoje, já se observa o uso crescente de TI no setor da construção, através de tecnologias estratégicas para o setor, tais como a colaboração e coordenação de informações (Web), integração Projeto (CAD 3D), integração Projeto-Produção (CAD 4D e CAD nD), modelo único para armazenar informação (BIM), realidade Virtual (RV) e interoperabilidade de sistemas (BIM).

TIC 2009
Para discutir novas tecnologias e as perspectivas de utilização de TI na construção e na engenharia industrial, o Clube de Engenharia realiza entre os dias 17 e 19 de junho, em sua sede, em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de Juiz de Fora (UJFJ), o IV Encontro de Tecnologia de Informação e Comunicação na Construção (TIC 2009), com o tema Modelagem e Integração do Conhecimento na Construção. Em paralelo será realizado o CIB-W102 Deconstructing Babel: sharing global construction knowledge, encontro internacional do Grupo de Trabalho sobre Gestão do Conhecimento na Construção do CIB – INTERNATIONAL COUNCIL FOR RESEARCH AND INNOVATION IN BUILDING AND CONSTRUCTION.

Organizado pela Planeja e Informa Comunicação e Marketing, o evento será focado nas aplicações da tecnologia de informação no setor construção e na Engenharia Industrial e alinhado com os mais recentes estudos que apontam para a necessidade de sua maior aplicação na construção como fator indutor da melhoria da produtividade e qualidade. Logo na abertura, serão apresentados pelo representante do MDIC – Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comercio Exterior as ações governamentais em curso que pretendem colaborar para a difusão da TI na construção, tais como padronização e desenvolvimento de bibliotecas BIM para os produtos e componentes nacionais, sistemas de licenciamento on line etc. Serão também apresentados resumidamente os resultados do Estudo Prospectivo da Construção, realizado pela ABDI sobre o uso de TI na construção.

Ao longo do evento serão apresentados dezenas de trabalhos técnicos sobre o tema, bem como workshops e palestras de apresentação de casos reais de aplicação. O evento será uma oportunidade de atualização e discussão dessas idéias, possibilitando aos participantes uma visão de futuro da construção no Brasil.

Mais informações:
Planeja & Informa Comunicação e Marketing
Assessoria de Imprensa – (21) 2215-2245 / (21) 2262-9401 / (21) 9807-8975
Carlos Emmiliano Eleutério
Email: carlos.emmiliano@planejabrasil.com.br / emiliano2001@uol.com.br

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *