Tigre-ADS implanta sistema de contenção de cheias

A Tigre-ADS foi contratada para fornecer o sistema para retenção e detenção de águas pluviais do empreendimento comercial Grand Excellence, em Curitiba (PR). A instalação da solução, realizada em junho, atende às exigências legais da prefeitura municipal que determina a implantação de um dispositivo capaz de reter e acumular parte das águas pluviais para aliviar picos de cheia.

O reservatório é composto por conexões customizadas (soldadas na fábrica) e tubos 1.200 mm de 6 m de comprimento. Por serem peças leves (cada barra de 6 m pesa 307 kg), o sistema é rápido e fácil de instalar. “Ele dispensa o uso de concreto e aço, sem contar toda a fundação, caixaria, impermeabilização e outras atividades laboriosas, que são demandadas na construção de reservatórios com outro tipo de tecnologia”, explica o engenheiro de aplicação da Tigre-ADS, Diogo Boritza Silva.

O método de união dos tubos é o ponta-bolsa. Assim, a própria máquina retroescavadeira, ao manejar a barra para dentro da vala, executa a inserção da ponta de um tubo dentro da bolsa da outra peça, promovendo um encaixe estanque.

Outra vantagem da solução, segundo a empresa, é pela sua capacidade de suportar considerável recobrimento de solo e cargas vivas na superfície, permitindo o reaproveitamento da área acima do sistema para estacionamentos e playgrounds.

Fonte: Redação OE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *