No dia 5 de junho, foi assinada a ordem de serviço do Lote 8 da Fase 1 da Transnordestina. A cerimônia, realizada em Baturité (CE), contou com a presença do ministro dos Transportes, Renan Filho; do governador do Ceará, Elmano de Freitas; do presidente da Transnordestina Logística, Tufi Daher Filho; e do superintendente da Marquise Infraestrutura, Renan Carvalho.
“É com grande entusiasmo que firmamos mais esse desafio de entregar um novo trecho desta obra tão importante para o Estado e o País. A Transnordestina é uma das obras de infraestrutura ferroviária mais estratégicas do Brasil, e temos orgulho de contribuir para sua concretização com responsabilidade técnica, compromisso social e excelência operacional”, afirmou no evento Renan Carvalho.
Com 46 km de extensão, novo trecho ligará os municípios cearenses de Itapiúna e Baturité, passando por Quixadá (10,5 km) e Capistrano (12 km). Esse lote se soma aos cinco atualmente em obras, abrangendo a região central do Estado até a chegada ao porto do Pecém. A Marquise Infraestrutura é a construtora responsável pelas obras – além do novo trecho, a empresa também executa os lotes 4, 5, 6, 7 e 11 e já concluiu os lotes 1, 2 e 3.
Com investimento aproximado de R$ 1 bilhão, o novo trecho prevê a construção de três pontes, dois viadutos e quatro passagens de nível, com previsão de início das obras em até 45 dias após a assinatura do contrato. A expectativa é que sejam gerados de 800 a mil empregos diretos e até 3 mil indiretos, segundo o Ministério dos Transportes.
De acordo com a TLSA, a partir da mobilização do lote 8 restará contratar uma extensão de apenas 97 km, o equivalente aos lotes 9 e 10, para concluir a Fase 1 da ferrovia, conectando o Piauí ao porto do Pecém. A expectativa da companhia é contratar estes lotes ainda em 2025.
No momento, além de obras em execução em 235 km (que se somam agora a mais 46 km, totalizando 281 km), estão concluídos 676 km de ferrovia (linha principal), relativos à Fase 1 do projeto. Este avanço equivale a aproximadamente 75% da Fase 1, que deve ser finalizada até 2027.
A ferrovia está sendo preparada para iniciar sua operação em 2025 em uma etapa de comissionamento, já com os primeiros transportes de cargas – especialmente soja, farelo de soja, milho e calcário – a partir do Terminal Intermodal de Cargas do Piauí até a região centro sul do Ceará e algumas localidades de Pernambuco.





