Escolher o equipamento correto para a operação a ser realizada é a principal prática recomendada pela Link-Belt
Independentemente da finalidade, a alta produtividade e a economia de combustível são prioridades de quem contrata equipamentos de grande porte, como as escavadeiras. No entanto, para atingir esses objetivos e evitar prejuízos para as atividades da empresa, é necessário dimensionar o modelo adequado para o tipo de trabalho a ser desempenhado.
O Especialista de Produto da Link-Belt Latin America, Vladimir Machado, aponta que o dimensionamento correto das escavadeiras e, consequentemente, uma boa performance podem ser atingidos por meio de três aspectos importantes. Sendo eles:
1. Especificação da operação: a definição da atividade a ser realizada pelas escavadeiras será determinante para a escolha do tamanho e da especificação do equipamento. A dimensão do braço, lança e caçamba serão definidos, de acordo com o grau de exigência da escavação, do material a ser explorado e da produção exigida pelo cliente.
2. Peso operacional: Quando no momento da compra, é preciso que seja indicado o tamanho ideal da escavadeira para a operação. Para isso, é utilizada a especificação da máquina, com foco na caçamba, e também com relação à força de escavação e o tempo de ciclo. Afinal, os equipamentos são fabricados com base na relação peso x potência, o que interfere, por exemplo, na produtividade final.
3. Modo de trabalho: Com o modelo definido corretamente, a seleção do modo de trabalho das escavadeiras estipula a intensidade da potência transmitida pelo equipamento, variando conforme o perfil do terreno e o tipo de operação realizada. Em atividades pesadas, por exemplo, um equívoco na escolha do modo de trabalho representa um maior gasto de combustível, um maior tempo de ciclo para atingir a performance desejada.
“A escolha da escavadeira correta irá garantir que a máquina não tenha ociosidade ou produtividade limitada, evitando que ele sofra danos estruturais, fadigas de componentes e que consuma combustível em excesso”, destaca Machado.
O especialista ressalta que a definição do equipamento adequado também gera benefícios para os operadores, uma vez que irá contribuir para a ergonomia e a manutenção do foco na segurança desses profissionais. “Uma escavadeira bem dimensionada ajudará o operador a trabalhar dentro dos limites. Ele não precisará ter pressa para realizar a operação no tempo correto, o que pode evitar acidentes”, complementa Machado.
De acordo com ele, a Link-Belt está empenhada em combater a falta de conhecimento relacionada ao dimensionamento apropriado das escavadeiras. Por esse motivo, contar com a ajuda de uma equipe especializada no atendimento ao cliente é fundamental para que os detalhes operacionais sejam esclarecidos e os ganhos de produtividade com os equipamentos sejam alcançados.