Um país amadurecido para as concessões rodoviárias

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A ABCR realiza agora em agosto, em Santos (SP), o seu 8º congresso de rodovias e a 8ª exposição internacional de produtos rodoviários, num clima diferente de anos anteriores: a partir do êxito com estradas já concedidas, a convicção é de que o País amadureceu para ampliar as concessões rodoviárias

Nildo Carlos Oliveira

O País mudou. A consciência de que ele está preparado para novos avanços nas concessões rodoviárias, também. E, se não parte para a ampliação das concessões em larga escala, como poderia e deveria fazê-lo, é uma questão que diz respeito a programações e à vontade política das administrações estaduais e federal.

A 8ª edição do Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões (CBR&C) que a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR) realiza de 12 a 14 de agosto próximo no espaço Mendes Convention Center, naquela cidade santista, para debater aInfraestrutura rodoviária: desafios institucionais e tecnológicos, vai focalizar muito mais do que tal temática sugere. Abordará as questões da regulamentação, das PPPs, da atuação da gestão pública; a diversidade das técnicas aplicadas em pavimentação; sinalização, cobrança eletrônica de pedágio e outros avanços.

Moacyr Servilha Duarte, presidente da ABCR, costuma citar o caso de São Paulo, quando indagado sobre o êxito das concessões no País. Ele diz que, pelas pesquisas da CNT, as dez melhores rodovias brasileiras se encontram em território paulista e que isso “é reflexo do modelo adotado que priorizou um investimento maior, embora isso deixe claro que tal opção levou a uma cobrança de tarifa maior”.

Parte dos recursos das praças de pedágio é reaplicada em manutenção

Operadas com critério e segundo um programa de investimentos permanentes para manutenção e obras continuadas de melhorias, as estradas concedidas se tornaram confortáveis, mais bem sinalizadas, dotadas de pavimento com vida útil mais longa e, sobretudo, seguras, enquadrando-se, algumas delas, na categoria das chamadas “rodovias inteligentes”. É o exemplo da Imigrantes, considerada uma obra de arte especial, do Planalto à Baixada Santista, tanto do ponto de vista de projeto quanto das técnicas construtivas ali adotadas.

O presidente da ABCR diz que a tendência é a expansão das concessões. Atualmente sobe a 55 o número de empresas que administram 15.426 km de rodovias, o equivalente a 7,4% da malha nacional pavimentada. Elas atuam nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Segundo ele, o governo federal se acha convencido de que somente com a participação do investimento privado poderá fazer as rodovias do País melhorarem.

Parte dos recursos das praças de pedágio é reaplicada em manutenção

O congresso

Gil Firmino Guedes, coordenador técnico da ABCR, informa que a 8ª edição da CBR&C transformará o Mendes Convention Center em ponto de encontro de empresários, fornecedores de bens e serviços, projetistas, engenheiros, estudiosos e administradores públicos. Diz que o tema do evento, conquanto aborde as questões tecnológicas, priorizará também as questões institucionais, pois muitas das amarras das concessões se encontram nas normas, nas legislações e nas operações das próprias instituições do País.

Ele acha que uma das atrações do congresso e da exposição deverá ser o Salão de Inovação, espaço proporcionado pela ABCR para aproximar e aprofundar o relacionamento do universo das concessionárias com o meio acadêmico. A interação resultante deverá gerar novas ideias e estímulo para que sejam encontradas melhores soluções para a área dos transportes no País.

Ele faz referência à parceria que a ABCR fez com a entidade suíça International Society for Weigh-in-Motion (ISWIM) e que será objeto de análise nos dois eventos. Afirma que a parceria foi motivada por uma realidade constatada no transporte de carga nas rodovias do País.

Gil Firmino Guedes

“O excesso de peso, agravado pela falta de fiscalização e pelo não funcionamento de muitas das balanças disponíveis tem sido a causa da maior deterioração e obsolescência precoce dos nossos pavimentos”, diz ele. “Isso tem provocado acidentes e mortes, dentre outros transtornos. Desde sua fundação, há mais de 15 anos, a ABCR vem levantando essa questão. A parceria com a entidade suíça possibilita a vinda de especialistas estrangeiros que participarão de duas sessões plenárias para debater esse problema. Esperamos que dessa iniciativa derivem providências práticas para a melhoria do transporte de carga em nossas estradas.”

Os temas das palestras no Congresso da ABCR

Artaet Martins, engenheiro metalúrgico pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com mestrado em Qualidade (COPPEAD/UFRJ), pós-graduação em Meio Ambiente (Senac) e pós-graduação em Gestão Empresarial (FGV) e professor titular da cadeira de Sistemas de Gestão Integrada no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), apresenta a palestraA evolução da sustentabilidade no Grupo Ecorodovias.

Ele detalha a trajetória do Grupo Ecorodovias na inserção da sustentabilidade em sua gestão, com foco especial a) no processo que levou às certificações de todas as unidades do grupo nas normas de qualidade, meio ambiente e saúde e segurança do trabalho; b) na criação dos comitês de sustentabilidade; c) na elaboração de políticas de responsabilidade social e mudanças climáticas e d) nos projetos de sustentabilidade, até a entrada da empresa no Índice de Sustentabilidade Empresarial da BM&F Bovespa.

Dultevir G. Vilar de Meloé engenheiro civil pela Escola de Engenharia da Universidade do Recife em 1957.
É consultor técnico de pavimentação da Ecorodovias desde 1998, tendo sido consultor técnico da presidência do Grupo CR Almeida de 1995 a 1998.

Palestra: A Modificação das Propriedades dos CAPs com a Adição da Borracha Moída de Pneus. Ela sintetiza análise do comportamento de mistura tipo Cauq com asfalto-borracha a partir de estudos e experimentações na pista da concessionária Ecovias após a entrega ao tráfego e ensaios no Laboratório da USP; Métodos de execução da mistura adotada, principalmente da aceitação do asfalto-borracha fornecido e, após, normatizados pela Ecorodovias, inclusive o controle do QI da camada espalhada; Considerações sobre o tipo de usina ideal para garantia da qualidade da mistura; e Resultado da experiência com asfalto-borracha morno.

Dwigh Jordanconta com mais de nove anos de experiência em tecnologia de ponta, atendendo às demandas de um mercado de transporte que evolui rapidamente. Sua atuação o tem levado a vários países, trabalhando com usuários, fabricantes, integradores e vários parceiros, em um amplo espectro que inclui pedagiamento, segurança pública, estacionamentos e sistemas inteligentes de transporte.

Palestra: (Novas) Soluções de AVI – Leitura de placas, Classificação e Identificação Veicular. São abordadas as novas tecnologias de Multi Lane Free-Flow (MLFF), visando suas aplicações nos projetos Siniav do governo federal e nos sistemas de cobrança de pedágio ponto a ponto, da Artesp. Serão abordados, também, os avanços e as tendências deste segmento, assim como os desafios a ser superados para implantação dessas tecnologias.

Eduardo Biavatié mestre em Sociologia, consultor e escritor. Especialista em educação de trânsito para jovens, ele implementou e coordenou por mais de uma década o Programa de Prevenção de Acidentes de Trânsito da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação.

Desde 2004, dirige a Em Trânsito Consultoria, empresa especializada em projetos de educação, treinamento e capacitação de gestores e produção de campanhas públicas. A Em Trânsito atua, ainda, na área de segurança e saúde corporativas.

Ele atuará como debatedor da mesa-redonda sobre operação de rodovias.

Fernando F. Kertzmané consultor especializado em Geotécnica e Meio Ambiente. Graduado em Geologia pelo Instituto de Geociências da USP – São Paulo-SP e e Especialista em Pedologia pela Universidade de Paris, França. Doutor em Geografia Física pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP – São Paulo.

Palestra: A Sustentabilidade na Rodovia Régis Bittencourt – Serra do Cafezal. O trabalho apresentará o processo de licenciamento e estudos ambientais que resultaram na liberação das obras de duplicação da Serra do Cafezal, parte integrante da concessão operada pela Autopista Régis Bittencourt, um local crítico do ponto de vista de acidentes e congestionamentos permanentes, sendo também uma área de Mata Atlântica e de grande importância ambiental. Propostas de adequação do projeto viário e programas ambientais sólidos permitiram compatibilizar o desenvolvimento e a preservação, dentro dos princípios modernos da sustentabilidade.

Francisco Anuatti Netoé graduado em Economia pela Universidade de São Paulo (1983), obtendo o título de Doutor em Teoria Econômica pela mesma universidade (1994). É professor efetivo do Departamento de Economia, FEA-RP da Universidade de São Paulo desde 2003. Em sua tese de doutorado abordou o papel da teoria econômica no processo de persuasão racional para adoção de políticas públicas. Desde 1999, atua no Programa de Energia da USP, e tem se dedicado ao estudo da Organização Industrial de setores de infraestrutura, principalmente nos seguintes temas: reestruturação, regulação e participação pública e privada na provisão de serviços. É consultor da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE) e da Fundação Instituto de Pesquisas Contábeis, Atuariais e Financeiras (FIPECAFI), nas quais presta consultoria em regulação, concepção e desenvolvimento de modelos de negócios e desenvolvimento institucional, projetos estes que envolvem relacionamentos público-privados.

Palestra: Operação de Rodovia.

Gilberto Pinheiroé Gestor de Sustentabilidade e Meio Ambiente da CCR NovaDutra. Possui 32 anos de experiência profissional, com atuação em diversas áreas da engenharia, administração de contratos, comercial e marketing, ouvidoria, comunicações e relações institucionais. Ingressou no Grupo CCR em 2004, como Gestor de Relações Institucionais da CCR NovaDutra. Atuou nesta área até abril de 2011. Em maio de 2010, assumiu também a Gestão Comercial e Marketing da Concessionária, onde permaneceu até agosto de 2012. Formado na Faculdade de Engenharia Civil de Araraquara, é diplomado no MBA em Engenharia de Edifícios da École Nationale des Ponts et Chaussées de Paris.

Palestra: Projeto Estrada Sustentável. Iniciativa do Grupo CCR e sua concessionária CCR NovaDutra, em conjunto com a Frente Nacional de Prefeitos, Fundação Dom Cabral, e com a consultoria da Ernst & Young Terco, o projeto Estrada Sustentável foi lançado em dois eventos na Conferência Mundial para o Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), contando com a presença de diversos representantes de municípios, executivos de empresas e representantes do terceiro setor. O projeto Estrada Sustentável visa transformar a Rodovia Presidente Dutra na estrada referência em termos de sustentabilidade para o Brasil.

Giovanni Pengue Filhotem mais de 20 anos de experiência na área de Tecnologia da Informação, e é graduado em Administração com MBA em Marketing. Detentor de diversas certificações em boas práticas de Governança, com destaque para a certificação CRISC para Risco e Controle de Sistemas de Informação, além da ISO/IEC 20000 Consultant/Manager e ITIL Expert para Gerenciamento de Serviços. Atualmente é Assessor de Projetos Especiais da Artesp, responsável pela coordenação do Sistema Ponto a Ponto e do novo modelo tecnológico de arrecadação automática do estado de São Paulo.

Palestra: A evolução da Arrecadação Automática de Pedágio e o Sistema Ponto a Ponto. Nessa apresentaçã
o serão abordados os fatores que motivaram o estado de São Paulo e qual a visão de futuro sobre o tema, incluindo as ações feitas para adequar o atual modelo de cobrança automática, os projetos piloto em execução desde o primeiro semestre de 2012 nos trechos de Itatiba/Jundiaí e Indaiatuba, o Sistema Ponto a Ponto de Jaguariúna destinado a todos os usuários da rodovia e os desafios ainda a ser superados e como o estado vem atuando em cada um deles.

João Fortini Albanoé graduado em Engenharia Civil, Administração de Empresas e Administração Pública, com mestrado em Engenharia de Transportes e doutorado em Sistemas de Transportes e Logística, todos os cursos na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Foi engenheiro do DAER/RS, presidente do Conselho Municipal de Transportes Urbanos, Coordenador da Câmara de Engenharia Civil e Diretor do CREA-RS, sendo, atualmente, professor adjunto nível 4 da UFRGS. É docente nas disciplinas de Rodovias e Tópicos Avançados em Vias Rurais e Urbanas. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Transportes: modo rodoviário, meio ambiente, segurança viária, mobilidade urbana, projeto e construção de rodovias, pavimentação, estudos de tráfego, excesso de carga, engenharia de tráfego.

Palestra: Quanto custa o excesso de peso? É indiscutível que o excesso de carga transportada danifica nossas rodovias, resultando, invariavelmente, em envelhecimento precoce dos pavimentos e aumento nos custos de manutenção e restauração. Mas que custos são esses? Como calculá-los e expressá-los em moeda corrente? E qual o impacto da ação ou omissão da fiscalização do excesso de carga sobre esses custos? Essas e outras perguntas serão respondidas pelo prof. João Fortini Albano, do Laboratório de Sistemas de Transporte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Lastran).

Joe P. Mahoneyvem trabalhando com pavimentos há mais de 40 anos. É diretor do Programa de Construção e Transporte do Departamento de Engenharia Civil e Meio Ambiente da Universidade de Washington, em Seattle, e Codiretor de Ensino à Distância de Master em Engenharia de Construção. Serviu como Diretor do Centro de Transporte do Estado de Washington, ocupou a cátedra Osberg de 1992 a 1999 e ocupa a cátedra Conner desde 2009. É um International Fellow da CSIR, de Pretória, África do Sul, e atua em vários comitês nacionais associados à Transportation Research Board. Recebeu cinco prêmios por artigos sobre pesquisas, o Prêmio Ronald D. Kenyan de Pesquisa e Educação, da National Asphalt Pavement Association, e dois outros prêmios nacionais, por ensino à distância e Educador de Destaque, do Colégio de Engenharia da Universidade de Washington.

Palestra: Infraestrutura rodoviária, demanda por energia e novos rumos operacionais. A palestra apresentará a visão de uma infraestrutura rodoviária típica em qualquer lugar do mundo, com um foco na realidade dos Estados Unidos e do Brasil. Na sequência, será feita uma avaliação do uso de energia nas rodovias (especialmente por parte dos veículos), abrangendo o que está ocorrendo com relação às rodovias e ao uso de gás natural (e outros combustíveis), incluindo os postos de abastecimento. Encerrando, serão destacadas novas maneiras radiais de gerar energia a partir de nossas rodovias e seus impactos na frota veicular.

Kelly Ray Sockwellé Vice-presidente e Diretor de Operações da Phoenix Industries, Las Vegas, Nevada, com mais de 20 anos de experiência como engenheiro nas indústrias de asfalto e reciclagem de pneus. Foi Presidente da Hotmix Industries, um fabricante norte-americano de usinas de asfalto, fragmentação de borracha e equipamento de mistura de borracha para a indústria da construção.

Palestra: Pavimento – Asfalto-Borracha e Novas Tecnologias. Uma análise detalhada, na visão do empreiteiro, dos equipamentos e processos necessários para a produção de ligantes com borracha, produção a quente e pavimentação. Essa apresentação focaliza assuntos específicos encontrados em vários projetos de pavimentação com misturas à base de borracha em diferentes países.

Liedi Bernuccié graduada em Engenharia Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP em 1981, Mestre em Engenharia Geotécnica em 1987 e PhD em Engenharia de Transportes em 1995, tornando-se, em 2006, Professora Titular da Escola Politécnica da USP. É atualmente Chefe do Departamento de Engenharia de Transportes da Escola Politécnica, autora de mais de 100 trabalhos em diversas áreas de Engenharia Civil, participa de diversas associações e grupos de trabalho de normalização e estudos, foi coordenadora da Comissão de Asfalto do IBP – Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustível em 2007, coordenou o 19º Encontro de Asfalto em 2008 e o Comitê Científico do Congresso Brasileiro de Rodovias e Concessões em 2009 e em 2011.

Palestra: A degradação precoce dos pavimentos em decorrência do excesso de carga. É de conhecimento dos técnicos, dos usuários e dos órgãos rodoviários que nossas rodovias são trafegadas por muitos veículos comerciais, responsáveis por cerca de 60% do transporte de carga no País. Muitos destes veículos trafegam com carga por eixo acima do permitido pela “Lei da Balança”. Esta prática de sobrecarga tem ocasionado danos precoces aos pavimentos rodoviários e reduzido sua vida útil em alguns anos.

Mark Belsheé diretor-executivo da Rubber Pavements Association (RPA) e possui 36 anos de experiência em construção de rodovias, incluindo 22 anos com a empresa FNF Construction. Como gerente-geral e vice-presidente da Asphalt-Rubber, Mark exerceu a liderança executiva do gerenciamento de campo e supervisionou todos os aspectos da administração de projetos.

Palestra: Melhores Práticas na Construção de Pavimentos com Asfalto-Borracha. Esta apresentação cobrirá as boas práticas e os conceitos básicos para a produção de asfalto-borracha na obra. Serão abordados os requisitos em termos de equipamentos, as necessidades de controle de qualidade e algumas considerações especiais com relação ao uso e aplicação desse produto. Serão também apresentadas aplicações especiais, em que o desempenho dessas misturas a quente encontra-se bem documentado.

Obras de melhoria executadas com o trecho em tráfego

Martin Stonepossui m
ais de 30 anos de experiência em planejamento profissional. É graduado em Comunicações, Master em Planejamento Urbano e Regional pela Universidade da Flórida e PhD em Administração Pública. Como Diretor de Planejamento da Tampa Hillsborough Expressway Authority (THEA) durante 15 anos, foi responsável pela administração de todos os novos projetos, bem como o gerenciamento da implantação do sistema avançado de coleta eletrônica de pedágio e do controle de tráfego urbano e interurbano. No presente continua prestando serviços à THEA como Consultar de Gerenciamento de Projetos.

Palestra: Pedagiamento em Free Flow e a interoperabilidade na América do Norte – Soluções para os Desafios Operacionais e Tecnológicos. Nessa apresentação, um dos mais destacados especialistas norte-americanos focalizará o crescimento da coleta de pedágio na América do Norte e a conversão para o sistema totalmente eletrônico (All-Electronic Tolling – AET) nos Estados Unidos e no Canadá, assim como a maneira pela qual esses elementos estão gerando a necessidade da interoperabilidade em todo o continente norte-americano.

Silvestre A. Puty Filhoé Sócio-Diretor da empresa de consultoria TECTRAN – Técnicos en Transporte. Engenheiro Civil, com especialização em Transporte pela Escola de Engenharia da UFRJ e M. Sc. em Transportes pela COPPE/UFRJ. Atua há mais de 20 anos na TECTRAN como consultor para o desenvolvimento de soluções de engenharia nas áreas de transporte público e de tráfego, transporte regional, logística e transporte de cargas, projetos viários, simulação e modelagem, estudos de campo, desenvolvimento urbano, entre outras áreas. No Brasil e no exterior, já participou de mais de mil projetos nessas área.

Palestra: Tarifa de Pedágio x Economia no Transporte. Em uma linha de estudos realizados pela TECTRAN para a Associação Brasileira de Concessionárias de Rodovias (ABCR), foram comparados os custos e os benefícios gerados pelos programas de concessão de rodovias dos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo. Dando enfoque aos usuários da malha concedida, os estudos buscaram quantificar monetariamente a redução do custo operacional dos veículos decorrente dos melhoramentos na rede de rodovias concedidas e os ganhos relativos aos Serviços de Atendimento ao Usuário, comparando essas reduções com os gastos adicionais com o pagamento de pedágio.

Stéphane Quebaudgraduou-se em Engenharia Civil com ênfase em Geotécnica pela Escola Universitária de Engenheiros de Lille em 1991 (USTL, França), com mestrado em Engenharia Civil pela USTL (Modelização nos Estudos de Engenharia Civil) e doutorado em Engenharia Civil pela mesma Universidade em 1996 (Mecânica dos Solos – Obras Subterrâneas e Tecnologia Não Destrutiva). Foi professor adjunto do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia da Universidade Santa Úrsula entre 1998 e 2008 (Rio de Janeiro, RJ), onde atuou também como Coordenador de Curso.

Atua, desde 2009, como Especialista em Regulação na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT, Brasília, DF), na área de concessão de rodovias federais, na Superintendência de Exploração de Infraestrutura Rodoviária, fazendo o acompanhamento contratual das concessões existentes e participando do processo de licitação das novas outorgas em estudo na agência.

Palestra: Arrecadação Eletrônica de Pedágio nas rodovias federais concedidas. Ocorreram recentemente mudanças no cenário nacional, como o estabelecimento de normas referentes ao sistema automático de arrecadação de pedágio nas rodovias concedidas no estado de São Paulo; o surgimento de aplicações que utilizam dispositivos de identificação veicular (SINIAV, Brasil ID) e de novas administradoras de meios de pagamento automático. Tendo em vista a perspectiva de um aumento significativo da malha rodoviária federal concedida, em curto prazo, a ANTT decidiu avaliar as condições de oferta da Arrecadação Eletrônica de Pedágio nestas rodovias.

Nessa palestra será apresentado o resultado da avaliação feita pela ANTT, assim como os próximos passos quanto à regulamentação do tema.

Steve Moreloé Sócio-Sênior da D´Artagnan Consulting, em que lidera as áreas referentes à avaliação de estruturas organizacionais, apoio de consultoria para interoperabilidade e certificação de cobrança pelo uso de rodovias e ITS. Nos últimos nove anos desenvolveu projetos cobrindo o pedagiamento tradicional, cobrança por congestionamento urbano, cobrança eletrônica, pedagiamento de veículos pesados e fiscalização automática. Possui mais de 20 anos de experiência na integração de ITS e cobrança de pedágio. É especialista em ITS na formação de políticas, desenvolvimento de aplicações, avaliação de impactos por meio de análise custo-benefício e outros processos de avaliação e medida do sucesso.

Palestra: Cobrança pelo uso das rodovias – da concepção à implantação: uma visão norte-americana. Nos Estados Unidos está tomando impulso a transição para algum mecanismo alternativo que substitua o atual sistema de financiamento rodoviário baseado na cobrança de imposto sobre combustíveis, não sendo mais considerado como um sonho irrealizável. Entretanto, a pergunta permanece: quando essa transição irá começar? O cronograma para essa transição depende da HB2453 (House Bill 2453 – cobrança por trecho percorrido nas rodovias do Oregon), presentemente sendo debatido pelo Legislativo do estado do Oregon. Ao mesmo tempo, vários outros estados norte-americanos estão analisando a implantação da cobrança por trecho percorrido.

Nessa palestra será apresentada uma visão da situação atual dessa cobrança nos Estados Unidos em nível conceitual, bem como um possível mapeamento para sua implantação.

Yao Xiaoxiaé Engenheira-Consultora Registrada e Engenheira-Chefe de Divisão do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Transporte, do Ministério dos Transportes da China, com cerca de dez anos de experiência na pesquisa de políticas e estratégias de transporte.

Responsável pela execução de muitos e importantes projetos, como a pesq
uisa do Modo de Administração e Alocação de Funções para o Sistema Chinês Integrado de Transporte, a Política de Ajustes e Regulamentações das Rodovias Pedagiadas e a Política de Investimento e Financiamento da Ponte Hong Kong – Macau – Zhuhai.

Autora de vários artigos sobre rodovias pedagiadas em publicações acadêmicas, como “O problema medular da política de pedágio é a falta de um mecanismo público de escolha”, “Discussão e análise do sistema de operação de concessão de rodovias” e “A influência das ações legais em rodovias expressas na gerência de rodovias”.

Palestra: China – Malha pedagiada e sistemas para coleta de pedágio. A China possui a maior malha de rodovias pedagiadas do mundo, com 155.000 km. A coleta de pedágio na China existe há cerca de 30 anos, desde que a primeira rodovia pedagiada começou a operar, na década de 1980. Durante os últimos 15 anos a extensão rodoviária da China experimentou um crescimento de níveis sem precedentes, especialmente no que se refere à construção de vias expressas, atraindo a atenção mundial. Nesse período, o desenvolvimento de rodovias pedagiadas representou um fator importante na implantação do sistema rodoviário chinês. Pode-se dizer que sem rodovias pedagiadas não haveria hoje em dia na China um sistema rodoviário significativo. Os procedimentos de cobrança de pedágio enfrentam ainda problemas a serem superados: leis, regulamentos e o sistema institucional estão longe da perfeição, o tamanho da rede pedagiada é muito grande e o desenho das praças de pedágio deve ser melhorado. Nessa apresentação Yao Xiaoxia focalizará principalmente três aspectos: a) Evolução e situação atual das rodovias pedagiadas na China, b) Desafios e dificuldades e c) Missão a ser cumprida.

Fonte: Revista O Empreiteiro


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