UTC conclui compra da Constran

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Negociações em curso há algum tempo transformaram-se em realidade: a UTC Engenharia adquiriu a Constran, empresa que pertenceu a Olacyr de Moraes. Com a aquisição, a UTC poderá lançar-se a empreendimentos expressivos no segmento de obras da infraestrutura. As negociações vinham sendo realizadas diretamente por Ricardo Pessôa, presidente da UTC, que tem realizado importantes obras na área da engenharia industrial. A Constran, fundada em 1957, construiu algumas das mais importantes obras da infraestrutura do País. A UTC foi a primeira do Ranking da Engenharia Brasileira, da revista O Empreiteiro, no segmento da construção mecânica e elétrica.

Aeroporto para SP
O governador Alberto Goldman está defendendo, com unhas e dentes, um novo aeroporto para São Paulo. Diz ele que, para atender à demanda futura, os aeroportos paulistas vão precisar de condições para recebe 115 milhões de passageiros/ano em 2025. Isso só se tornará possível com um novo aeroporto, localizado num raio de 25 km do centro da capital. Mas há consultores que indicam a inviabilidade de um terceiro aeroporto nessa região.

Em Macapá
A CPC Construções e Processos Científicos, com sede em Brasília, está concluindo a estrutura da cobertura do Aeroporto de Macapá (Amapá). Na seqüência dos trabalhos, a Bemo do Brasil, considerada um dos líderes na fabricação de telhas metálicas contínuas e zipadas, realizará a cobertura. A CPC assumiu a conclusão da estrutura, depois que as obras desse aeroporto foram paralisadas por conta de irregularidades constatadas pelo TCU no primeiro semestre de 2008. Os recursos empregados na conclusão da estrutura metálica da cobertura do novo terminal somam R$ 6 milhões.

Módulos operacionais
O nome é pomposo: módulos operacionais. No fundo, o receio é de que não passem de "puxadinhos" a serem construídos em 12 dos 16 aeroportos brasileiros que estão na rota de circulação da Copa 2014. Serão obras "temporárias", que incluirão banheiros, salas de embarque e de check-in, de modo a oferecer algum conforto aos passageiros. E custarão alguns milhões, para serem deduzidos depois.

Prolongamento da linha 2 do metrô-SP
São quatro os consórcios que apresentaram propostas para prolongar a Linha 2 (Verde) do metrô paulistano, no trecho de 23,8 km entre Vila Prudente e Cidade Tiradentes: Metropolitano, encabeçado pela Delta Engenharia; Prolongamento Linha 2 (Andrade Gutierrez); com o prolongam Monotrilho Tiradentes (Odebrecht) e Expresso Monotrilho Leste (Queiroz Galvão). Com as obras, o percurso, hoje percorrido em cerca de duas horas, deverá ser reduzido para 50 minutos, segundo o Metrô.

A Camargo na Venezuela
A Construções e Comércio Camargo Corrêa assinou contrato, este mês, com o governo da Venezuela, no valor de R$ 2,2 bilhões, para construir obras de abastecimento de água, esgotamento sanitário e irrigação na bacia do rio Tuy, naquele país. As obras devem atender a uma população da ordem de 5 milhões de pessoas. O BNDES deve i financiar 60% do conjunto de obras.

Em defesa da engenharia
Lançado no Rio de Janeiro o livro Em defesa da engenharia nacional, uma coletânea de artigos publicados na imprensa pelo engenheiro Francis Bogossian, presidente da Associação das Empresas de Engenharia do Rio de Janeiro (Aeerj) e do Clube de Engenharia. O volume, com 194 páginas, enfoca temas nacionais de grande relevância e foi editado em homenagem à Aeerj, que está completando 35 anos de atividades

Aeroporto de Vitória (ES)
As obras de ampliação e modernização do aeroporto de Vitória (ES), paralisadas há cinco anos, não foram reiniciadas este mês, conforme prometeu o presidente Lula da Silva. Ele disse que soldados do Batalhão de Engenharia do Exército assumiriam os serviços, o que não aconteceu. O que está em curso, ali, são reformas nas instalações hidráulicas e elétricas nas áreas de embarque e desembarque, para a posterior montagem de dois módulos pré-moldados operacionais. – São instalações também chamadas de provisórias.

Manutenção preventiva do Gasbol
Roberto Kochen (foto), presidente da Geocompany, informa que a empresa acaba de assinar contrato com a Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia Brasil (TBG). O objetivo é desenvolver trabalhos de inspeção aérea na faixa de domínio do Gasoduto Brasil Bolívia (Gasbol), inspeção terrestre em trechos específicos e mapeamento e diagnóstico de instabilidades geotécnicas tendo em vista medidas eventuais de mitigação de riscos ao longo do traçado. Os contratos incluem serviços de manutenção e a garantia da integridade do duto. O Gasbol tem importância estratégica para o fornecimento de energia limpa, derivada da queima do gás natural para as regiões Centro e Sul do Brasil. A TBG dá, assim, um exemplo concreto, de que prevenir é mais barato do que remediar.

A arte que vem de Brasília
Uma exposição nacional coletiva, no Espaço Cultural Contemporâneo (Ecco), em Brasília, resgata trabalhos de artistas de várias gerações, que ali floresceram desde 1960. A amostra, no período de 10 de agosto a 18 de setembro, atrai a atenção de artistas de todo o País para o local: SCN Quadra 3 Lote 5. A curadoria ficou a cargo de Karla Osório Netto e Fernando Cocchiarale.

De olho na Fiol
O governo quer tirar a Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), do papel. A obra, estimada em R$ 4,2 bilhões, está atraindo a atenção das grandes empreiteiras nacionais. Ao todo, ela poderá ter 1.526 km de extensão. O primeiro trecho ligará Ilhéus a Barreiras, na Bahia, e, depois, se estenderá pelo Centro-Oeste, chegando a Figueirópolis, no Tocantins, onde se conectará com a Ferrovia Noerte-Sul. A Odebrecht, a Andrade Gutierrez e a Camargo Corrêa estão avaliando as especificações do projeto e, sobretudo, o modelo de exploração, que separa a obra da gestão ferroviária e operação dos serviços de transporte ferroviário.

Fonte: Estadão


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