Vale ainda participa de negociações na China

As negociações de preço entre as siderúrgicas chinesas e as principais fornecedoras de minério de ferro, entre elas a Vale, ainda estão em andamento, confirmou o diretor do Departamento de Coordenação e Monitoramento de Operações do Ministério da Indústria e da Tecnologia da Informação da China, Zhu Hongren. “Esperamos que as fornecedoras de minério de ferro e os produtores possam chegar o mais breve possível a um acordo sobre a precificação que permita a ambos os lados manter os lucros”, disse o executivo.

Notícias recentes sugerem que, enquanto as negociações oficiais continuam sem nenhum sinal de que estejam próximas de uma conclusão, as mineradoras fecham acordos provisórios com determinadas siderúrgicas chinesas. O jornal The Shanghai Morning Post, em sua edição de ontem, informou que a Vale fechou acordos sobre os preços de contrato 2009-2010 com algumas siderúrgicas chinesas, mas acrescentou que ainda não há notícia de que a mineradora brasileira chegou a um acordo final com a Associação do Ferro e do Aço da China (Cisa, na sigla em inglês). O jornal citou um assessor de imprensa da Vale.

A reportagem sugere que esses acordos individuais são provisórios, o que significa que qualquer diferença será compensada logo que a Vale e a Associação acertarem o preço de contrato nacional. Várias usinas reconheceram a existência de tais acordos provisórios com as mineradoras, incluindo a Vale. O jornal não especificou os descontos que a Vale concedeu. A mineradora não quis comentar a notícia. As informações são da Dow Jones.

Fonte: Estadão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *