O Daily 55S17W com tração 4 x 4, da Iveco, será em breve utilizado em 36 aeroportos das principais cidades do País – alguns já o têm, como o Salgado Filho, em Porto Alegre (RS). A gaúcha Triel-HT, empresa especializada em implementos e viaturas especiais, preparou os veículos para trabalhos de atendimento a emergências nos terminais aeroportuários.
Os veículos, importados da Itália, foram adaptados atendendo os requisitos da National Fire Protection Association (NFPA), entidade internacional criada em 1896. As normas da NFPA são seguidas em aeroportos de todo o continente americano.
O Daily 4×4 não sofreu nenhuma modificação em sua configuração de fábrica. A Triel-HT instalou somente o equipamento projetado para as operações de resgate e salvamento, um sistema para o transporte de equipamentos e acessórios que auxiliam a equipe de resgate a realizar atendimentos. A capacidade do CRS é de cinco passageiros.
O Daily 4×4 foi lançado em 2007, continuando uma tradição que remonta a 1985, quando a Iveco apresentou seu primeiro Daily com tração nas quatro rodas. Produto de linha da Iveco na Itália, a Daily 55S17W 4×4 é movido por um motor diesel Common Rail F1CE3481C da FPT Industrial, que entrega 170 cavalos de potência e 400 Nm de torque. O propulsor é Euro 5 e utiliza a tecnologia EGR, que dispensa o uso de Arla para reduzir as emissões de poluentes. Além de ser usado como carro de atendimento a emergências, o veículo também pode ser aplicado em canteiros de obras e por órgãos de segurança pública.
Seu chassi robusto é derivado do mesmo projeto utilizado em caminhões, com longarinas sendo feitas com aço especial com 5 mm de espessura, o que o torna ideal para operações de transporte em terrenos irregulares. Sua transmissão é a FPT 2840.6, da FPT Industrial, e oferece 24 marchas à frente e 4 rés.
Existem duas versões do 4×4: a de 3,5 t (35S17W) e a de 5,5 t (55S17W),na configuração chassi-cabine, com a opção da cabine dupla. ATriel-HT adquiriu a de 5,5 t com cabine dupla, usada para transportar passageiros e equipamentos.
A tração nas quatro rodas oferece três possibilidades de bloqueio de diferencial: dianteiro, traseiro e central. A suspensão é feita com molas parabólicas. A distribuição de torque (32% no eixo dianteiro e 68% no eixo traseiro) foi projetada para oferecer o máximo de aderência em qualquer terreno.
Fonte: Revista O Empreiteiro