Vendas do varejo de material de construção sobem 4% em julho

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No acumulado do ano desempenho é de 9,6%. Setor deve crescer 11% em 2010

A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco), entidade que representa as 138 mil lojas de material de construção no país, divulgou recentemente estudo realizado pelo Ibope Inteligência sobre o desempenho do setor no mês de julho. Segundo análise da entidade, o varejo do setor apresentou um crescimento de 4% em julho sobre junho de 2010. Já na comparação entre julho de 2010 sobre julho de 2009, o desempenho foi 8,5% superior. No acumulado do ano (janeiro a julho) o segmento de material de construção cresceu 9,6% sobre o mesmo período do ano passado.

Segundo o estudo divulgado pela Anamaco e desenvolvido pelo Ibope Inteligência, o desempenho das lojas em julho polarizou o comércio, apesar de ter ficado abaixo das estimativas das lojas. Para a Anamaco, as variações foram positivas porque houve diminuição do percentual de lojas que perderam vendas. “Em junho tivemos um desempenho abaixo do esperado em função dos jogos da Copa do Mundo que praticamente pararam o país. Os vendedores reclamaram de falta de consumidor nas lojas. Já em julho tivemos uma pequena melhora. Para 34% das lojas as vendas aumentaram e para outros 28% elas continuaram iguais”, explica Cláudio Elias Conz, presidente da Anamaco. “Ao mesmo tempo as expectativas para agosto são muito otimistas. 68% das lojas acreditam que as vendas vão crescer, sendo que 41% deste total aposta em um desempenho 10% maior e outros 34% esperam um crescimento de até 20% no volume de vendas”, completa.

A pesquisa ainda aponta que o volume de vendas de metais sanitários, (comercializado em 86% dos pontos de venda do país) no mês de julho cresceu 3,4%. Já o volume de vendas de tubos e conexões de PVC (comercializado em 88% das lojas) foi um pouco melhor em julho com crescimento de 4,7%. O segmento de argamassas e rejuntes (presente em 86% dos estabelecimentos do setor) teve aumento de volume de vendas de 6% no mês de julho. Telhas e caixa d’água de fibrocimento (comercializado em 72% dos pontos de venda) tiveram desempenho 8,8% superior ao mês de junho e fios e cabos (comercializado em 85% das lojas) cresceu 4,2%. O setor que teve menos crescimento foi o de interruptores, plugues e tomadas (presente em 85% das lojas) com desempenho 2,5% superior a junho.

“Os números ficaram aquém das expectativas dos lojistas, mas mostram que muitos deles já conseguiram iniciar o processo de recuperação das vendas, que tiveram sua primeira queda em 15 meses no mês de junho (com queda de 5,5% no mês sobre maio de 2010). Nós, da Anamaco, continuamos muito otimistas para este ano de 2010, pois temos um cenário claro de aquecimento, com a manutenção da redução do IPI até o final de dezembro, possibilitando aos consumidores planejarem suas obras, além de toda a movimentação dos programas habitacionais e das obras para a Copa do Mundo de 2014 e as Olimpíadas de 2016”, explica Conz. “As vendas no setor dependem de planejamento. Por isso as lojas estão, cada vez mais, ampliando seus espaços para promotores e demonstradores, no sentido de estimular as pessoas a fazerem a reforma da sua casa. Além do planejamento é muito importante a pesquisa de preços”, finaliza.

Segundo a Anamaco, o setor de material de construção deve crescer 11% em 2010 sobre o ano de 2009, quando o setor bateu recorde de faturamento (R$ 45,04 bilhões).

Lojas negociam exclusividade de cartão de crédito

Em reunião da Assembleia da Anamaco realizada no último dia 03 de agosto com a presença das 62 Acomacs regionais (Associações dos Comerciantes de Material de Construção) o setor decidiu escolher uma única empresa de processamento para cartão de crédito que possa atender as 60 mil lojas que utilizam esse meio de pagamento. A Anamaco já está discutindo um contrato de exclusividade de 3 anos, quando então novos players estarão entrando neste mercado de captação de cartão de crédito.


Fonte: Estadão


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