Com intuito de inserir a XCMG no mercado de pavimentação, a empresa de que é líder na China lançou um novo rolo para compactação de pavimentos asfálticos. Durante a Paving Expo, realizada em São Paulo, além de expor equipamentos já de seu portfólio para infraestrutura e construção, a XCMG apresentou o novo Rolo Pneumático XP265S.
A máquina que possui peso operacional de até 26 toneladas destinada a diversas aplicações como compactação de pavimentos asfálticos, camadas de fundação primária e secundária e barragens.
Em entrevista à Revista O Empreiteiro, o gerente comercial da XCMG, Justo Espinosa, explicou as vantagens técnicas da nova máquina.
“Esse rolo foi projetado para oferecer mais segurança e conforto durante a operação. Ela tem um sistema de câmeras que permite ao operador enxergar 360 graus.
O sistema possui quatro câmeras, uma frontal, uma traseira e em cada lado da máquina.
Além de maior visibilidade, o rolo possui calibração automática dos pneus, assim o operador consegue ajustar o parâmetro de calibração durante trabalho, porque o pneu vai aquecer no asfalto. A cabine do rolo possui ar–condicionado, e a máquina é hidrostática, ou seja, o sistema evita que as rodas deixem marcas no asfalto.
Além do Rolo Pneumático XP265S, a XCMG destacou outros equipamentos na exposição, que são eles: Vidroacabadora RP505, Compactador Tandem Vibratório XD103, Fresadora XM1005H, Compactador Leve XMR403S, Sonda de Perfuração Multifuncional Tirante XMZ90 e Sonda de Perfuração XZ200.
O objetivo da divulgação do portfólio, segundo a empresa, é entrar no segmento de compactação que possui uma gama limitada de equipamentos pelo tamanho da demanda existente no Brasil. “Estamos entrando nesse segmento este ano porque nós percebemos que o setor da infraestrutura está crescendo muito. Como já foi divulgado, o país tem 1,7 milhão de rodovias, das quais somente 260 mil km são pavimentados. Ou seja, é um segmento que tem muito a crescer; por exemplo, sobre as estradas rurais no Brasil, quais realmente são pavimentadas? Então é um setor que vai amadurecer e expandir”, justificou o diretor comercial da XCMG, Renato Torres.
“De uns três anos pra cá, nós entramos com máquinas para o agronegócio, agora, em 2022, nosso foco é investir no setor da pavimentação asfáltica”, finalizou Torres.