Obras em cinco portos entram na lista do PAC

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A infraestrutura portuária nacional recebe um novo impulso com a inclusão de cinco novas obras estratégicas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Com um investimento total de R$ 365 milhões, os projetos visam modernizar terminais e ampliar a capacidade operacional em cinco estados: Rio Grande do Norte, Maranhão, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Alagoas.

Para o setor de construção e engenharia, essa movimentação sinaliza um aquecimento no mercado de infraestrutura pesada, com demanda por serviços especializados que vão desde a construção marítima até a dragagem e modernização de cais.

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Obras Portuárias Detalhadas: Onde Estão as Oportunidades?

Os investimentos foram direcionados para gargalos logísticos específicos, abrindo frentes de serviço distintas em cada localidade. Conheça o escopo de cada projeto:

1. Ampliação do Terminal Salineiro (Areia Branca, RN)

  • Investimento: R$ 155 milhões
  • Escopo: Este é o projeto de maior porte do pacote. A obra foca na ampliação e modernização do Terminal Salineiro de Areia Branca, uma estrutura offshore complexa, localizada a 22 quilômetros da costa.
  • Objetivo Estratégico: Elevar a capacidade do porto para atender à crescente demanda de embarques de sal, tanto para o mercado interno quanto para exportação. Este projeto exigirá alta especialização em engenharia marítima.

2. Novo Berço de Atracação (Porto de Itaqui, MA)

  • Investimento: R$ 80 milhões
  • Escopo: Construção de um novo berço de atracação (píer) destinado especificamente a granéis líquidos, com foco em derivados de petróleo.
  • Objetivo Estratégico: Aumentar em 30% a capacidade operacional de combustíveis no terminal, consolidando Itaqui como um hub energético vital para a região.

3. Modernização do Cais Público (Porto do Rio Grande, RS)

  • Investimento: R$ 84 milhões
  • Escopo: O projeto prevê a reconstrução completa do cais público atual. A nova estrutura avançará para dentro do canal, permitindo a instalação de equipamentos de maior porte (como guindastes Post-Panamax) e a ampliação da profundidade do calado.
  • Objetivo Estratégico: Aumentar a competitividade do porto na movimentação de cargas diversas e contêineres, adaptando-o para receber navios maiores.

4. Construção de Cais de Contêineres (Porto de Maceió, AL)

  • Investimento: R$ 41,6 milhões
  • Escopo: Injeção de fundos para a terceira fase da construção de um novo cais dedicado à movimentação de contêineres.
  • Objetivo Estratégico: Concluir a expansão que permitirá ao Porto de Maceió otimizar suas operações de contêineres, separando-as de outras cargas.

5. Programa de Dragagem (Porto de Angra dos Reis, RJ)

  • Investimento: (Parte de um programa nacional maior)
  • Escopo: Inclusão do porto fluminense no programa de dragagem do governo.
  • Objetivo Estratégico: Garantir a manutenção ou o aprofundamento do calado, assegurando a segurança da navegação e a capacidade de recebimento de embarcações adequadas ao perfil do porto.

Impacto para a Engenharia e Oportunidades no Setor

A inclusão desses projetos no PAC é um sinal claro de priorização da infraestrutura aquaviária. Para as empresas do setor, isso se traduz em demanda direta por:

  • Engenharia Civil Pesada: Fundações especiais, estruturas de concreto marítimo e reconstrução de cais.
  • Serviços de Dragagem e Derrocamento: Essenciais para a ampliação de calados em Rio Grande e Angra dos Reis.
  • Construção Marítima: Obras complexas como o terminal offshore em Areia Branca.
  • Montagem Eletromecânica: Instalação de novos equipamentos de pátio e píeres, como no caso de Itaqui.

A expectativa é que esses projetos gerem um efeito cascata na cadeia de suprimentos, aquecendo o mercado de engenharia consultiva, fornecimento de materiais e execução de obras nos próximos anos.


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