Empresários discutem avanços da indústria da construção

Compartilhe esse conteúdo

Reunidos de 1º a 3 de setembro no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, representantes da cadeia produtiva da indústria da construção discutem os meios para que
os avanços setoriais, até agora obtidos, não sofram interrupções

O 81º Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) é realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado do Rio de Janeiro (Sinduscon-RJ), como parte das comemorações dos 90 anos de fundação da entidade. Independentemente desse aspecto, ele é considerado por Roberto Kaufmann, presidente do sindicato, o mais antigo do gênero no País, "oportunidade única que nos foi colocada às mãos para um intercâmbio qualificado de informações e análises setoriais, tanto do ponto de vista da macroeconomia, quanto das tecnologias aplicadas nessa indústria".
Foram previstos dois grandes painéis durante o evento: A construção de um país sustentável: uma visão econômica e A construção de um país sustentável: uma visão política. No segundo dia do evento, o Prêmio CBIC de Responsabilidade Social – Edição 2009 é entregue aos mais importantes projetos desenvolvidos por entidades e empresas da indústria da construção. A premiação divide-se em três categorias: "Entidade", "Empresa" e "Destaque Social".
O objetivo da premiação é "fortalecer e estimular o desenvolvimento de ações sociais na indústria da construção e do mercado imobiliário, criando um mecanismo de reconhecimento dos esforços conjuntos do setor na busca por uma sociedade com mais qualidade de vida"

Os projetos premiados

categoria destaque social – O Seconci-Rio, braço social do Sinduscon-Rio, é premiado pelo esforço conjunto de suas empresas associadas em oferecer, através da contribuição mensal de 1% sobre a folha de pagamentos, benefícios nas áreas de saúde (tratamentos e prevenção de doenças), segurança e medicina do trabalho, educação e cidadania (qualificação profissional e treinamento) aos trabalhadores da construção e seus dependentes. Cerca de 1.100 empresas cariocas destinaram, em 2008, R$ 7,1 milhões aos 50 mil beneficiários do Seconci-Rio.categoria Entidade – Há dois projetos vencedores nessa categoria: o projeto Educar para Construir, do Sinduscon-BA, e a Campanha de Distribuição de Mudas de Árvores, do Sinduscon-RN.
O projeto Educar para Construir, do Sinduscon-BA (Sindicato da Indústria da Construção do Estado da Bahia) é realizado em parceria com a organização não-governamental Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana (CDM), que apóia ao desenvolvimento de jovens de comunidades carentes, através da oferta de cursos profissionalizantes para o setor da construção civil. A empregabilidade é de 75%. O projeto integra as ações do Programa Jovens Baianos, financiado pelo Governo da Bahia.
O outro projeto contemplado na categoria Entidade é a Campanha de Distribuição de Mudas de Árvores. Anualmente, na Semana do Meio Ambiente, o Sinduscon-RN (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Rio Grande do Norte) e as empresas a ele associadas fazem uma campanha para distribuição de árvores nativas à população da região da Grande Natal. Mais de 30 mil mudas foram distribuídas em 2007 e 2008, com a participação de 36 empresas.

Categoria Empresa – O prêmio vai para o projeto Estruturas Solidárias, da Coix Construções e Empreendimentos Ltda., do Rio de Janeiro (RJ), e para o Programa de Gestão Responsável – PGR, da Mercurius Engenharia Ltda., de Fortaleza (CE). Criado em 2007, esse projeto tem como foco atender seus funcionários, além de homens, mulheres, crianças e idosos moradores da Taquara, sempre divulgando conceitos ligados à preservação do meio ambiente.

Programa de gestão responsável (pgr) – Está ligado a procedimentos prioritários e indispensáveis para o processo de melhoria contínua, envolvendo ações que são plenamente aplicadas nas obras, como Campanha Praia Limpa, Campanha Onda Verde, Capacitação, Educação e Conscientização, relacionamento sócio ambiental com a comunidade, programa de gestão de resíduos, programa de redução de perdas nos canteiros, processo de melhoria contínua, entre outros.

O sindUscon-Rrio

Há nove décadas, o Sinduscon-RJ tem se empenhado, segundo sua diretoria, em atender às demandas da cadeia produtiva da indústria da construção civil. A fundação da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), em 20 de janeiro de 1957, durante a gestão de Haroldo Lisboa da Graça Couto, que foi também o seu primeiro presidente, é um dos exemplos da atuação do Sinduscon-Rio. A CBIC esteve sediada no Sinduscon-Rio até 1992, quando foi transferida para Brasília.
Numa iniciativa julgada pioneira, um grupo de construtores do Rio de Janeiro, liderados por Antônio Jannuzzi, fundou, em 1º de setembro de 1919, a Associação dos Construtores Civis do Rio de Janeiro. Em 1935, o governo federal aprovou os estatutos que transformaram a associação, em sindicato.

Fonte: Estadão


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário