Melhora perspectiva dos empresários da construção, aponta pesquisa

Compartilhe esse conteúdo

As perspectivas dos empresários do setor com relação ao desempenho de suas construtoras para os próximos meses melhorou em agosto, indicando alta de 1,7% em relação à pesquisa anterior, de acordo com a 56ª Sondagem Nacional da Indústria da Construção Civil, realizada pelo SindusCon-SP e pela FGV.

Em 12 meses, o levantamento apresenta queda de 2,3%. As perspectivas em relação aos custos setoriais também melhoraram, mostrando alta de 9% na comparação com o trimestre anterior e acréscimo de 0,4% em 12 meses.

A percepção com relação ao desempenho das empresas, porém, continuou deteriorando, com declínio de 0,6% em relação ao trimestre anterior e queda de 3,1% na comparação interanual. Questões como rentabilidade e emprego mais uma vez puxaram para baixo o indicador de desempenho. Por outro lado, nessa mesma comparação houve melhora na avaliação referente a volume de negócios e faturamento.

Outro indicador que manteve a tendência de piora foi o de dificuldades financeiras, que chegou a 51,8 pontos – com alta de 2,5% e 5,9%, respectivamente nas comparações trimestral e interanual. Nesse caso, em particular, valores abaixo de 50 significam dificuldades menores.

Já o pessimismo dos empresários com relação ao que esperar da economia se aprofundou. No levantamento de agosto, o indicador de perspectiva com relação ao crescimento econômico caiu 27,2% em relação ao trimestre anterior e 27,9% em 12 meses. No Estado de São Paulo a queda foi ainda mais expressiva, de 31% no comparativo com o trimestre anterior e de 32% em 12 meses.

Fonte: Redação OE


Compartilhe esse conteúdo

Deixe um comentário