Largo da Batata: A revitalização que transforma Pinheiros e a mobilidade de São Paulo

Largo da Batata: A revitalização que transforma Pinheiros e a mobilidade de São Paulo

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As obras de revitalização do Largo da Batata, no bairro de Pinheiros, São Paulo, iniciadas em 2007, ganham um novo fôlego e prometem transformar uma das regiões mais emblemáticas da capital paulista. Previstas desde o início do projeto da Linha 4-Amarela do Metrô, as intervenções, que enfrentaram atrasos devido ao acidente na estação Pinheiros, agora avançam com maior velocidade, especialmente após a desapropriação de imóveis degradados no entorno. A entrega está prevista para dezembro de 2010.

Historicamente, o Largo da Batata representou um desafio para a administração pública e um obstáculo para a iniciativa privada, com seu perfil de comércio ambulante e terminal de ônibus, que não atraía empreendimentos modernos. A sua remodelação, parte da Operação Urbana Consorciada Faria Lima, visa a adensar e renovar a área, promovendo um desenvolvimento urbano mais integrado.

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Investimentos e Novas Perspectivas de Desenvolvimento

O investimento total na remodelação do Largo da Batata soma R$ 67.008.261,89 (valores de dezembro de 2002), provenientes dos Certificados de Potencial Adicional de Construção (Cepacs). As desapropriações, fundamentais para o avanço do projeto, já totalizam R$ 61.710.624,88 pagos, com um restante a ser quitado.

Os incentivos urbanísticos preveem que terrenos com área mínima de 1.000 m² poderão construir até quatro vezes sua área, sem restrições de uso, atraindo novos empreendimentos. Já existe uma proposta em análise da Bolsa de Imóveis para construir um conjunto de edifícios não residenciais na área de intervenção, sinalizando o interesse do mercado.

Largo da Batata Vira Esplanada: Um Novo Conceito Urbano

O projeto de Reconversão Urbana do Largo da Batata compreende um conjunto ambicioso de intervenções, pautadas por:

  • A construção da futura Estação Faria Lima da Linha 4 do Metrô.
  • A implantação do terminal intermodal (ônibus-metrô) em Vila Sônia.
  • A transferência do terminal de ônibus municipal e intermunicipal para as proximidades da Rua Capri, adjacente à Estação Pinheiros da CPTM, junto à Marginal do Rio Pinheiros.

As áreas liberadas pelos antigos terminais de ônibus serão transformadas, ampliando os espaços públicos e criando novas atividades. As principais intervenções incluem:

  1. Novo Traçado da Avenida Faria Lima: Entre a Rua dos Pinheiros e a Rua Baltazar Carrasco, com novas faixas de tráfego, canteiros, arborização e iluminação pública.
  2. Complementação Viária Baltazar Carrasco – Sumidouro: Ligação estratégica da Rua Cardeal Arcoverde com a Marginal Pinheiros e acesso ao Novo Terminal Capri.
  3. A Esplanada: Um grande espaço público contínuo para pedestres, englobando o novo traçado da Avenida Faria Lima e reurbanizando passeios de diversas ruas do entorno, incluindo o Mercado Municipal de Pinheiros.

Elementos arquitetônicos, mobiliário urbano (quiosques, bancos, lixeiras), estações de transferência ônibus-metrô leste-oeste, novo projeto de iluminação pública e uma nova praça de Pinheiros complementarão o conjunto. A praça será um espaço público contínuo, integrando a Igreja de Pinheiros à Esplanada.

Novo Terminal Intermodal da Rua Capri

O novo terminal de ônibus na Rua Capri será um terminal intermodal moderno, acoplado às estações do Metrô e CPTM, com bicicletário e garagem subterrânea. Ele receberá as linhas que operavam no Largo da Batata e na Avenida Brigadeiro Faria Lima, otimizando o fluxo de transporte público.

As intervenções urbanísticas detalhadas incluem:

  • Novo traçado e urbanização da Av. Faria Lima
  • Criação da Esplanada (setor Leste)
  • Calçadões com acesso veicular controlado
  • Complementação viária e alargamento de ruas estratégicas
  • Construção do Terminal de Ônibus da Rua Capri e nova Praça Pinheiros
  • Execução de estações de transferência Ônibus/Metrô

Este projeto ambicioso promete não apenas revitalizar o Largo da Batata, mas também redefinir a experiência urbana e a mobilidade em uma das áreas mais dinâmicas de São Paulo.


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