A Superintendência Regional do Dnit no Estado do Paraná iniciou licitação para as obras remanescentes de construção do Contorno Oeste de Cascavel (BR-163). O certame, na modalidade Concorrência Pública, foi realizado no auditório do Dnit, em Curitiba, e contou com a participação de duas empresas apresentando os envelopes com a documentação exigida para habilitação e com suas propostas de preços para a execução dos trabalhos.
O Dnit agora analisará a documentação entregue, publicará o resultado no Diário Oficial da União e divulgará a data para a abertura dos envelopes com as propostas de preços. Todos os passos do processo licitatório são divulgados no site do órgão (Menu: Licitações – Editais das Superintendências – Paraná – Edital 0078/12-09).
Orçadas em R$ 20 milhões, as obras remanescentes têm prazo de 180 dias para sua execução e representam 27% do total. Englobam serviços de terraplenagem, execução de obras de arte correntes, acabamentos e pavimentação.
Na outra fase foram construídos dois viadutos, uma ponte e executados cerca de 90% da terraplenagem para os 17 quilômetros de extensão da nova pista. Os serviços no contorno foram iniciados em 2009 e interrompidos por que a empreiteira vencedora da licitação anterior desistiu de continuar trabalhando no trecho. Com a extinção daquele contrato por decurso de prazo, em setembro/2011, o Dnit resolveu abrir nova concorrência pública para execução dos serviços restantes.
O Contorno Oeste de Cascavel trará melhorias significativas para o trânsito na região, diminuindo o número de veículos do tráfego de longa distância que hoje passa pelo trecho urbano da BR-277 no município. O programa de trabalho para as obras finais foi incluído na proposta do Orçamento Geral da União para 2012.
Foto: Um dos viadutos concluídos no Contorno passa sobre a BR-277
Fonte: Padrão