A Alstom Renewable Power e a Renova Energia assinaram o primeiro contrato para fornecimento de equipamentos para parques eólicos da Renova no Estado da Bahia, no valor de cerca de €450 milhões. Esses parques vão representar uma capacidade instalada de 513 MW, como parte do acordo entre as empresas de um total de 1.200 MW. Os equipamentos serão entregues a partir de 2015 e vão começar a gerar receita dentro do ano fiscal 2014/15 da Alstom.
Após o primeiro projeto, outros contratos serão assinados nos próximos anos para atingir a quantidade total de turbinas eólicas acordadas entre as companhias. “É o primeiro contrato de todos os projetos que terão um valor total de mais de €1 bilhão. Esses projetos irão gerar pelo menos 1,2 GW de energia e quase dobrar a capacidade atual de geração eólica no Brasil”, afirma Jérôme Pécresse, presidente da Alstom Renewable Power.
A parceria total inclui o fornecimento, operação e manutenção de cerca de 440 turbinas eólicas onshore no Brasil. As turbinas serão fabricadas na planta da Alstom em Camaçari, no Estado da Bahia. A Alstom se comprometeu a estabelecer um cluster eólico na Bahia em parceria com outras empresas, para a produção dos principais componentes das turbinas.
A plataforma do aerogerador onshore ECO100 da Alstom é composta por três turbinas ECO122, ECO110 e ECO100, com capacidade unitária de 2.7 a 3 MW. Trata-se de uma das plataformas mais eficientes do mercado eólico.
A Alstom tem mais de 2.500 turbinas atualmente instaladas ou em construção em mais de 150 parques do mundo, representando uma capacidade total de mais de 3.800 MW.
Foto: Jose Fernando Carli/sxc.hu
Fonte: Padrão