Ana Luiza foi a primeira mulher a ocupar um cargo na diretoria da Sindratar-RJ

“Quando decidi fazer engenharia, imaginei que teriam poucas mulheres, mas não tão poucas… No início da faculdade, ainda em dúvida se faria civil ou mecânica, fiz 1 ano de estágio em cálculo estrutural. Nesta ocasião, minhas colegas de estágio eram duas mulheres. Quando me decidi por mecânica, ficamos mais “raras”. Ao longo de todo o curso, tive apenas 4 colegas de turma mulheres em períodos diferentes. Na minha formatura, que foi há mais de 20 anos, de mecânica, só eu (em 20 formandos). Hoje em dia já tive a felicidade de participar de reuniões onde a maioria entre engenheiros e arquitetos, era de mulheres. O que acho mais bacana é que esta conquista gradual, tem se dado pela capacidade e pela força de trabalho que temos demonstrado, correspondendo às expectativas do mercado. Hoje já é comum encontrarmos mulheres na posição de liderança em vários departamentos e em segmentos diferentes, desde Superintendentes de Shopping, à Gerenciadoras de Projetos e Obras. Eu que migrei da área de projetos para a área comercial, perceber que passo credibilidade para o cliente quando assinamos um contrato de porte, com empresas até internacionais, não tem preço. Entendo que o mais importante é nos colocarmos de forma assertiva, acreditando na nossa força de trabalho. Da minha parte, posso dizer que não percebo preconceito no mercado de projeto, onde atuo, mas sei que as mulheres que atuam no campo, como instalação e comissionamento de equipamentos de ar condicionado (principalmente de grande porte como chillers), percebem sim um olhar enviesado quando elas chegam com a mala de ferramentas. Não é raro elas ouvirem: “quando o técnico vai chegar?” E elas têm que explicar que as técnicas são elas… Mas elas seguem fazendo seu trabalho com excelência, derrubando pouco a pouco cada “muro”.”

Ana Luiza à esq. e Sandra Botrel, projetista de BH à dir. sendo premiadas

“Final de 2018 tivemos uma premiação “Agora é que são elas”, pela atuação das mulheres no mercado de HVAC (Heating, Ventilation and Air Conditioning), promovido pela ASHRAE Chapter Brasil (American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers), com apoio do Sindratar-SP e do movimento “Woman in ASHRAE”. Eu fui uma das contempladas.

Ano passado, terminei o mandato de 2 anos como Diretora de Marketing do Sindratar-RJ, tendo sido a primeira mulher a ocupar um cargo na diretoria em 47 anos de história desta Associação. Tive a felicidade de passar o meu cargo para outra mulher, muito competente também: Christiane Lacerda. E assim, vamos conquistando nosso espaço e a igualdade de tratamento.”

Ana Luiza Guimarães 

Ana Luiza Guimarães é Diretora Comercial na Datum Consultoria e Projetos. Possui MBA em Marketing – ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing (2003-2004) e Graduação em Engenharia Mecânica – Univ. Santa Úrsula (1991-1997). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *