RESENDE, RJ – O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, disse nesta sexta-feira que o edital de licitação para retomada das obras da usina nuclear de Angra 3 deve ser publicado no segundo trimestre de 2020. Ele informou que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) está finalizando o modelo de negócio.
A retomada dela deverá ocorrer no final do ano que vem ou no início de 2020. O importante é que retomamos o processo, e o BNDES agora está finalizando o modelo de negócio. Acreditamos que, no segundo trimestre, início do segundo trimestre, a gente apresente isso para o mercado e vamos realizar o processo licitatório ao longo do final do primeiro semestre, início do segundo semestre. Aí, é questão de contrato, e iniciamos a obra a seguir — declarou o ministro em entrevista coletiva, após inauguração da 8ª cascata de ultracentrífugas para enriquecimento de urânio, na Fábrica de Combustível Nuclear (FCN), em Resende, no Estado do Rio.
O presidente Jair Bolsonaro participou do evento, mas não discursou.
O setor nuclear é responsável por 2% da matriz energética do país. A retomada das obras de Angra 3 foi incluída como parte do portfólio do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI) do governo, por meio de decreto presidencial.