Produtora de painéis revestidos, a chilena Arauco informou que vai investir US$ 3 bilhões (cerca de R$ 15,4 bilhões) para construir uma fábrica de celulose no Mato Grosso do Sul, na região de Inocência. A notícia é que a nova unidade terá capacidade para 2,5 milhões de toneladas e previsão de que as obras da fábrica comecem em 2025, com início da produção de celulose no primeiro trimestre de 2028. A empresa informou em comunicado que assinou “acordo para potencial investimento” com o governo sul-matogrossense.
A empresa produz ainda resina, que são utilizadas internamente para a produção de painéis MDP e MDF, através da Arauco Química, atua também em madeiras, bioenergia e produtos florestais renováveis. Opera dez unidades fabris no Brasil divididas em: industriais em Montenegro (RS), Pien, Jaguariaiva e Ponta Grossa (PR); planta de resina em Araucária (PR); e unidades florestais em Arapoti, Campo do Tenente, Sengés e Tunas do Paraná (PR), e em Paranaíba (MS).
Além do Brasil, a Arauco tem atuação na Argentina, Austrália, Chile, Colombia, Europa, Oriente Médio, México, Peru e Estados Unidos.