Arteris prevê investir R$ 2,1 bilhões até o final do ano

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Responsável pela concessão de 3.250 km de rodovias, grupo investe R$ 1 bilhão em uma das obras mais complexas de engenharia rodoviária no País, a duplicação da BR-116 na Serra do Cafezal, na ligação entre
São Paulo e Curitiba

José Carlos Videira

 

O Grupo Arteris administra atualmente 3.249,5 km de rodovias, por intermédio de nove empresas concessionárias, das quais o grupo detém 100% do capital. No total, são 52 praças de pedágio, que arrecadaram, no ano passado, receitas de R$ 2,4 bilhões. As concessões estaduais estão todas concentradas no Estado de São Paulo, com quatro concessionárias, 1.147 km de rodovias e 23 praças de pedágio, que representaram 58% das receitas com pedágio no exercício anterior. As concessões federais correspondem a outros 2.079 km de rodovias, que abrangem cinco Estados, com 29 praças de pedágio, que somaram R$ 1 bilhão de receita em 2014.
 

No ano passado, a Arteris desembolsou R$ 1,9 bilhão em investimentos em obras de manutenção, melhorias e ampliação de rodovias administradas pela companhia em todo o Brasil. O montante investido foi recorde histórico desde o início da operação e 38% superior ao de 2013.

 

Desse montante, 87% foram direcionados a obras de rodovias de concessões federais e os 13% restantes a obras em estradas concessionadas estaduais. Até o final do prazo dos contratos de concessão, segundo a empresa, estão previstos investimentos de cerca de R$ 7,9 bilhões.

 

A companhia estima encerrar este ano com mais R$ 2,1 bilhões de investimentos em suas concessões, montante cerca de 10% superior ao R$ 1,9 bilhão aplicado no ano passado. Se confirmada essa previsão, a Arteris terá investido no Brasil R$ 6,4 bilhões em recursos acumulados desde 2012.

 

Entre os investimentos mais significativos que a empresa realiza no momento está o da duplicação da Serra do Cafezal, na rodovia Régis Bittencourt, no Estado de São Paulo. Tanto do ponto de vista financeiro (mais de R$ 1 bilhão de investimentos programados) quanto de desafios de engenharia (ver pág. 22), a obra, em apenas 30 km da rodovia, vai eliminar um gargalo logístico que há décadas atravanca a ligação São Paulo (SP) – Curitiba (PR), único trecho que ainda não havia sido duplicado.

 

A empresa também concluiu importantes obras de melhoria de infraestrutura rodoviária, entre as quais a da Avenida do Contorno, em Niterói, no Rio de Janeiro, e a do Trevão de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Essa última foi entregue com 16 meses de antecedência (ver págs. 22 e 24).

 

Outras obras complexas estão sendo executadas pelas concessionárias da Arteris. Entre elas, a duplicação do trecho de 176,6 km da BR-101/RJ, entre os municípios de Rio Bonito e Campos dos Goytacazes, que prevê a construção de 18 pontes e trabalhos para correção de traçado. Em Santa Catarina, outra obra de grande envergadura é a do Contorno de Florianópolis. A Arteris está construindo 50 km de uma nova rodovia em pista dupla que corta os municípios de Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José e Palhoça. A obra inclui 14 km de viadutos e deverá desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da capital do Estado.

 

Com 6,5 mil funcionários diretos e 8 mil indiretos, 17% da extensão total de rodovias brasileiras sob concessão, mais de 1 milhão de usuários por dia e 16% de participação do mercado de receitas de pedágio, por onde passaram 726 milhões de veículos no ano passado, a Arteris é hoje uma das maiores operadoras de rodovias do Brasil.

 

Empresa aberta, controlada pela Partícipes em Brasil, que detém 69,3% do capital, a Arteris tem 30,7% das suas ações negociadas na BM&FBovespa. Em concessões estaduais, todas em São Paulo, a companhia controla a Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte. Em concessões federais, que abrangem os Estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Arteris controla as concessionárias Autopista Fernão Dias, Autopista Fluminense, Autopista Litoral Sul, Autopista Planalto Sul e Autopista Régis Bittencourt.

 

Duplicação da Serra do Cafezal está orçada em R$ 1 bilhão

 

CONCESSIONÁRIAS (ARTERIS)

Estados

Km

Pedágios

Período de concessão

Início

Final

Anos

Total

Restante

ESTADUAIS

Autovias

SP

316,6

5

1998

2018

20

 

3

Vianorte

236,6

4

Centrovias

218,2

5

2019

21

4

Intervias

375,7

9

2000

2028

28

13

Total

1.147,1

23

 

 

 

 

FEDERAIS

Autopista Planalto Sul

 PR/SC

412,7

5

2008

2033

25

 

 

 

18

Autopista Fluminense

RJ 

320,1

5

Autopista Fernão Dias

 SP/MG

562,1

8

Autopista Régis Bittencourt

 SP/PR

401,6

6

Autopista Litoral Sul

PR/SC 

405,9

5

Total

2.102,40

29

 

TOTAL GERAL

3.249,5

52

 

Arteris – Investimentos totais (Em R$ BILHÕES)

2015*

2,1

2014

1,9

2013

1,3

2012

1,1

 

(*) Estimativa

Fonte: Revista O Empreiteiro


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