Responsável pela concessão de 3.250 km de rodovias, grupo investe R$ 1 bilhão em uma das obras mais complexas de engenharia rodoviária no País, a duplicação da BR-116 na Serra do Cafezal, na ligação entre
São Paulo e Curitiba
José Carlos Videira
No ano passado, a Arteris desembolsou R$ 1,9 bilhão em investimentos em obras de manutenção, melhorias e ampliação de rodovias administradas pela companhia em todo o Brasil. O montante investido foi recorde histórico desde o início da operação e 38% superior ao de 2013.
Desse montante, 87% foram direcionados a obras de rodovias de concessões federais e os 13% restantes a obras em estradas concessionadas estaduais. Até o final do prazo dos contratos de concessão, segundo a empresa, estão previstos investimentos de cerca de R$ 7,9 bilhões.
A companhia estima encerrar este ano com mais R$ 2,1 bilhões de investimentos em suas concessões, montante cerca de 10% superior ao R$ 1,9 bilhão aplicado no ano passado. Se confirmada essa previsão, a Arteris terá investido no Brasil R$ 6,4 bilhões em recursos acumulados desde 2012.
Entre os investimentos mais significativos que a empresa realiza no momento está o da duplicação da Serra do Cafezal, na rodovia Régis Bittencourt, no Estado de São Paulo. Tanto do ponto de vista financeiro (mais de R$ 1 bilhão de investimentos programados) quanto de desafios de engenharia (ver pág. 22), a obra, em apenas 30 km da rodovia, vai eliminar um gargalo logístico que há décadas atravanca a ligação São Paulo (SP) – Curitiba (PR), único trecho que ainda não havia sido duplicado.
A empresa também concluiu importantes obras de melhoria de infraestrutura rodoviária, entre as quais a da Avenida do Contorno, em Niterói, no Rio de Janeiro, e a do Trevão de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Essa última foi entregue com 16 meses de antecedência (ver págs. 22 e 24).
Outras obras complexas estão sendo executadas pelas concessionárias da Arteris. Entre elas, a duplicação do trecho de 176,6 km da BR-101/RJ, entre os municípios de Rio Bonito e Campos dos Goytacazes, que prevê a construção de 18 pontes e trabalhos para correção de traçado. Em Santa Catarina, outra obra de grande envergadura é a do Contorno de Florianópolis. A Arteris está construindo 50 km de uma nova rodovia em pista dupla que corta os municípios de Governador Celso Ramos, Biguaçu, São José e Palhoça. A obra inclui 14 km de viadutos e deverá desviar o tráfego de longa distância da região metropolitana da capital do Estado.
Com 6,5 mil funcionários diretos e 8 mil indiretos, 17% da extensão total de rodovias brasileiras sob concessão, mais de 1 milhão de usuários por dia e 16% de participação do mercado de receitas de pedágio, por onde passaram 726 milhões de veículos no ano passado, a Arteris é hoje uma das maiores operadoras de rodovias do Brasil.
Empresa aberta, controlada pela Partícipes em Brasil, que detém 69,3% do capital, a Arteris tem 30,7% das suas ações negociadas na BM&FBovespa. Em concessões estaduais, todas em São Paulo, a companhia controla a Autovias, Centrovias, Intervias e Vianorte. Em concessões federais, que abrangem os Estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, a Arteris controla as concessionárias Autopista Fernão Dias, Autopista Fluminense, Autopista Litoral Sul, Autopista Planalto Sul e Autopista Régis Bittencourt.
CONCESSIONÁRIAS (ARTERIS) | Estados | Km | Pedágios | Período de concessão | ||||
Início | Final | Anos | ||||||
Total | Restante | |||||||
ESTADUAIS | Autovias | SP | 316,6 | 5 | 1998 | 2018 | 20 |
3 |
Vianorte | 236,6 | 4 | ||||||
Centrovias | 218,2 | 5 | 2019 | 21 | 4 | |||
Intervias | 375,7 | 9 | 2000 | 2028 | 28 | 13 | ||
Total | 1.147,1 | 23 |
|
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FEDERAIS | Autopista Planalto Sul | PR/SC | 412,7 | 5 | 2008 | 2033 | 25 |
18 |
Autopista Fluminense | RJ | 320,1 | 5 | |||||
Autopista Fernão Dias | SP/MG | 562,1 | 8 | |||||
Autopista Régis Bittencourt | SP/PR | 401,6 | 6 | |||||
Autopista Litoral Sul | PR/SC | 405,9 | 5 | |||||
Total | 2.102,40 | 29 |
| |||||
TOTAL GERAL | 3.249,5 | 52 |
Arteris – Investimentos totais (Em R$ BILHÕES)
2015* | 2,1 |
2014 | 1,9 |
2013 | 1,3 |
2012 | 1,1 |
(*) Estimativa
Fonte: Revista O Empreiteiro