62_0417_enel_atl_procurement_egp_1920x108_02
  • Assine a revista
  • Anuncie em nossos canais
  • Acervo de revistas
  • Edições 2022
  • Edições 2021
  • Contato
  • Login para assinantes
Revista O Empreiteiro
BANNER - CABEÇALHO BANNER DIGITAL FOX Revista O Empreiteiro BANNER MTEXPO CONEXPO 1 Allonda_951x130_Revista O Empreiteiro NOV
No Result
View All Result
No Result
View All Result
Revista O Empreiteiro
No Result
View All Result
  • Assine a revista
  • Edições
  • 3º Prêmio Inovainfra
  • Podcast
  • Ranking da Engenharia
  • Anuncie em nossos canais
  • Login para assinantes
Home Colunas

As obras inacabadas – e as obras retomadas (relicitadas)

20 de janeiro de 2019
in Colunas, Gestão de obras
0
As obras inacabadas – e as obras retomadas (relicitadas)
Compartilhar no FacebookCompartilhar no TwitterCompartilhar no Linkedin
Revista O Empreiteiro MTEXPO Allonda_951x130_Revista O Empreiteiro NOV CONEXPO 1 BANNER - CABEÇALHO BANNER BANNER DIGITAL FOX

Avaliar o que ocorre no mercado de obras de infraestrutura, quando elas são licitadas pelo setor público, é quase a mesma coisa que uma volta no trem fantasma, no parque de diversões, ou seja, cada curva um susto.

MIP_BANNER_EMPREITEIRO voith voith 2 capaOE 586_WEB_page-0001

O rito convencionado no setor é “não precisamos gastar dinheiro com a qualidade do projeto”, e esse lema se transformou numa sina, que contamina de saída os formandos das escolas de engenharia. Jovens engenheiros chegam ao trecho da obra, se encostam no “encarregadão” e lá deformam sua formação acadêmica.

Já nos esquecemos de que na fase de concepção da obra, ou anteprojeto, deveríamos nos basear em estudos técnicos preliminares que, podem sim, ser representados por obras já realizadas às vezes no mesmo local ou região; fazer entrevistas com outros empreiteiros que já trabalharam na região (Ah, desculpem, isso nem pensar! Se possível queremos ficar no balcão assistindo à desgraça do concorrente).

Depois de tudo isso, que tal uma visita ao local da obra (não com o “bonequinho” do Google Earth, eu digo bota no pé e caminhada no trecho).

Agora, a fase escura da lua: que tal levantar as informações faltantes – só as necessárias e suficientes – com nível de precisão adequado? Só com tudo isso o projetista pode conceber o projeto básico detalhado, que permitirá ao empreiteiro conceber o projeto executivo (há muita confusão no contexto e na terminologia, mas basta ler a Resolução 361 do CONFEA e tudo volta a ficar claro; o básico é detalhado e completo – quase executivo).

Me lembro ao escrever esta coluna do saudoso Hugo Carraresi. Na ABRATT precisávamos dar uma denominação ao termo inglês Trenchless (sem vala), e ele foi quem sugeriu o MND, hoje consagrado entre os que militam no setor como método não destrutivo, que os projetistas de redes enterradas conseguiram mudar no sentido para algo como método não definido.

Muito bem, agora a conclusão: o responsável pela linha editorial da revista OE me pediu para escrever sobre como será retomar obras que ficaram paralisadas, cujos contratos foram encerrados. Bem, lembra do trem fantasma? É o mesmo que cair dele num dos sustos ou curvas, no escuro, sem saber a direção e o que lhe espera; a melhor saída é gritar por socorro!

Defendo meu ponto de vista: Sem projeto é muito difícil – digo projeto de qualidade – tocar uma obra e chegar ao fim no prazo e preço contratados. Partir de uma obra paralisada (geralmente tem um aspecto de cidade abandonada, cidade destruída pela guerra), onde muitas vezes para atingir a medição desejada naquele mês o empreiteiro executou o que era “visível” ou “possível”; e aí nada liga a nada, nenhuma sequência lógica faz sentido. Não há outra definição para a retomada de uma obra.

Os planos dos novos governos é retomar quase uma dezena de milhares de obras paradas. Se conseguirem 1/5, em quatro anos, será a melhor das épocas do setor de construção. Podem crer, está aí uma aposta que eu ficaria feliz de perder, caso estivesse errado. Quem viver verá!

sérgio palazzo engenheiro
Sérgio Palazzo – Engenheiro
Tags: Obras
BANNER - CABEÇALHO Allonda_951x130_Revista O Empreiteiro NOV BANNER DIGITAL FOX CONEXPO 1 Revista O Empreiteiro MTEXPO BANNER

Leia também

Parceria para uma das obras de infraestrutura mais complexas do Brasil
Equipamentos e Materiais

Parceria para uma das obras de infraestrutura mais complexas do Brasil

10 de fevereiro de 2022
Obra Olímpica realizada em tempo recorde e com qualidade
Linha do tempo da Engenharia

Obra Olímpica realizada em tempo recorde e com qualidade

29 de dezembro de 2021
Tenenge seleciona trainees para obras industriais em janeiro
Vagas e concursos

Tenenge seleciona trainees para obras industriais em janeiro

22 de dezembro de 2021
Soluções integradas na execução de obras
Destaques

Soluções integradas na execução de obras

16 de dezembro de 2021
Porto de Santos inaugura 3 obras no valor total de R$ 601 milhões
Destaques

Porto de Santos inaugura 3 obras no valor total de R$ 601 milhões

29 de novembro de 2021
Governo de SP aguarda decisão da Justiça para começar as obras do piscinão Jaboticabal
Licitações

Governo de SP aguarda decisão da Justiça para começar as obras do piscinão Jaboticabal

10 de novembro de 2021
voith 2 capaOE 586_WEB_page-0001 voith MIP_BANNER_EMPREITEIRO

Populares

  • Consórcio aguarda aprovação para iniciar ponte Salvador – Itaparica

    Consórcio aguarda aprovação para iniciar ponte Salvador – Itaparica

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Arcelor Mittal anuncia mais R$ 4,5 bi em expansões em MG

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Lançado edital de PPP do Rodoanel de BH—com aporte de R$ 5 bi

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Renovação antecipada da concessão da MRS envolve R$9,6 bi em obras

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • NOVELIS INVESTIRÁ MAIS R$450 MILHÕES NA FÁBRICA DE PINDA

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • BR-101 e BR-386 terão postos de pesagem da CCR ViaSul

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • Vinci adquiriu terminal Porto Pontal, PR, onde investirá R$ 3 bi

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • New Holland marca presença feminina em lançamento de máquinas

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • VLI oferece seis vagas exclusivas para mulheres em Paulínia (SP)

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
  • NOVO BUGGY DE FIBRA TERÁ FÁBRICA NO SERTÃO

    0 shares
    Share 0 Tweet 0
Revista O Empreiteiro

A Revista O Empreiteiro pertence ao grupo editorial M3 que também publica a Revista Minérios.

Siga-nos

Conteúdos por categoria

  • Blog do Nildo
  • Boletim técnico de MND
  • Business
  • Colunas
  • Construção Imobiliária
  • Construção Industrial
  • Destaques
  • DESTAQUES I
  • Edições
  • Energia
  • Entrevista
  • Equipamentos e Materiais
  • Eventos
  • Exclusivo
  • Gestão
  • Gestão de obras
  • Infraestrutura
  • Inovainfra
  • INOVAINFRA 2022
  • Investimentos & Obras
  • Licitações
  • Linha do tempo da Engenharia
  • Mulheres no Canteiro de obras
  • Obras em andamento
  • Óleo e Gás
  • Palavra do Gerente de Obras
  • Palestras
  • Profissionais da Construção
  • Projetos
  • Ranking da Engenharia
  • Ranking da Engenharia Brasileira
  • Repensando a Engenharia
  • Rodovias
  • Saneamento
  • Sustentabilidade
  • Tecnologia
  • Vagas e concursos
  • Videos

Contate-nos

Comercial: [email protected]

Redação: [email protected]

Assinaturas: [email protected]

  • About
  • Privacy & Policy
  • Advertise
  • Contact

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

No Result
View All Result
  • 3º Prêmio Inovainfra – Inovação na Engenharia e Infraestrutura
  • Acervo de revistas
  • Anuncie em nossos canais
  • Assine a revista
  • Assine a revista
  • Atividade
  • Atividade
  • Blog
  • Coming Soon
  • Contact
  • Contato
  • Edições 2019
  • Edições 2020
  • Edições 2021
  • Edições 2022
  • Edições Anteriores
  • Evento Inovainfra: Inovação na Engenharia e Infraestrutura
  • FOTOS
  • Fotos
  • GALERIA DE VIDEOS
  • Home 2
  • Home 5
  • Login para assinantes
  • Logout
  • Membros
  • Membros
  • Monitor de Obras
  • Notícias de Engenharia e Construção
  • Obras em andamento
  • OECAST – O podcast da Revista O Empreiteiro
  • Pesquisa Ranking da Engenharia Brasileira
  • Política de privacidade
  • Portal de notícias de Engenharia e Construção
  • Projetos vencedores Inovainfra 2021
  • Sua obra entre as “100 Maiores obras em curso no Brasil”
  • Vencedores Inovainfra 2022
  • Vídeos
  • Webinar Transportes & Energia (Webinar) + Destaques Ranking da Engenharia Brasileira

© 2022 JNews - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In
ON_Banner_300x300-corrigido infraweek2 CONEXPO
BANNER RANKING

Add New Playlist

This website uses cookies. By continuing to use this website you are giving consent to cookies being used. Visit our Privacy and Cookie Policy.

Entre em contato pelo nosso Whatsapp!