“Asfalto Liso”, no Rio, conclui Aterro do Flamengo e avança com mais vias revitalizadas

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Até final de  2024, serão mais de 5 milhões de metros quadrados de vias revitalizadas na capital carioca. A previsão é da Secretaria Municipal de Conservação, da Prefeitura do Rio de Janeiro, devido aos avanços do programa Asfalto Liso que está sendo realizado no município. A obra, que tem como finalidade a restauração dos pavimentos das áreas da Zona Sul, Centro e Grande Tijuca do Rio de Janeiro, está sendo executada pela Dimensional Engenharia. O projeto inclui fresagem, recapeamento asfáltico, nivelamento dos artefatos inseridos no pavimento (tampões, grelhas, etc), tratamento profundo parcial, sinalização horizontal e eventuais reconstruções de guias de meio fio.

Do pacote de obras, a mais recente concluída foi no Aterro do Flamengo. Uma via urbana com velocidade máxima de 90 km/h em grande parte de sua extensão e que apresentou alguns desafios. Segundo o CEO da Dimensional, o engenheiro Vinicius Benevides, após uma intervenção no asfalto do bairro, em 2019, com um produto do tipo capa selante, houve uma piora na condição de rodagem do pavimento e um aumento do número de acidentes, muito agravado em dias de chuva.

“Para materializar a melhoria nas condições de rodagem do pavimento, a empresa realizou ensaios de aderência antes e após as intervenções. Dentre outros testes, foi utilizado, pela primeira vez em uma rua do Rio – até onde se tem notícia -, o aparelho denominado Grip Tester, ou medidor de atrito. Esse equipamento normalmente é utilizado para a medição do Coeficiente de Atrito (Grip Number) de pistas de aeroportos”, contou Benevides.

De acordo com ele, as medições de Coeficientes de Atrito foram então realizadas em junho de 2023 e refeitas no final de dezembro de 2023. As obras então iniciaram dia 06 de novembro e foi finalizado o sentido Copacabana antes do Natal. “Os Coeficientes de Atrito (GN) obtidos antes da intervenção possuíam a média de 0,35, uma condição de aderência considerada como lisa. Em diversos trechos da via a condição de aderência do pavimento ficou menor que 0,24, considerada perigosa. Quase a metade da via se enquadrava como muito lisa”, explicou o engenheiro.

Após a restauração, a média de atrito da pista ficou em 0,62, no centro da faixa considerada como rugosa e com um número equivalente aos asfaltos especiais de altíssimo atrito, o que representa quase o dobro de atrito médio. “Quase a totalidade da pista sentido Copacabana, agora, é considerada rugosa, acima de 0,52. É uma pista nos mais elevados níveis de segurança, no quesito aderência”, complementou.

Outra intervenção de destaque da Dimensio no programa Asfalto Liso, foi o fim do  chamado “pulinho de São Conrado”. O nome se referia a um desnível de grandes proporções na saída do viaduto da Lagoa-Barra após o Túnel Zuzu Angel sentido Barra. De tão famoso, tinha até uma comunidade em uma finada rede social. “Acabar com o pulinho de São Conrado era uma questão de segurança, conforto e diminuição do custo de manutenção das frotas cariocas. Para amenizar o desnível, foi, primeiramente, utilizado um equipamento de Escaneamento Móvel para Mapeamento Digital de Cidades Inteligentes. Além da aquisição de dados plani-altimétricos tridimensionais, foi realizada uma campanha de sondagens da estrutura do pavimento, pois foi adotada a premissa de não aumentar a carga permanente do viaduto”, contou o engenheiro.

De acordo com ele, a solução foi um híbrido entre trechos com fresagem maior que a aplicação de massa (de 5cm), para diminuir a cota do pavimento, trechos com fresagem e recapeamento de mesma espessura e, após o viaduto, trecho sem fresagem com a aplicação de diversas camadas de massa asfáltica.

“Para ter eficiência na regularização do pavimento, foi utilizado, no espalhamento do CBUQ, uma vibroacabadora com um equipamento automatizado de nivelamento eletrônico e, para a compactação, foi utilizada uma tecnologia de monitoramento e evidenciamento que faz uma medição inteligente em tempo real de parâmetros da operação. Através de um mapa em cores, no display embarcado na cabine dos rolos, o operador é informado sobre a quantidade de passadas em cada ponto da superfície, com precisão centimétrica através de GPS embarcado, e o progresso da compactação ao longo de todo o processo”, detalhou Vinicius.

Entre as principais vias cariocas já contempladas pelo Asfalto Liso, estão as avenidas Epitácio Pessoa, Borges de Medeiros, Padre Leonel Franca, Nossa Senhora de Copacabana, Maracanã, Oswaldo Aranha, Presidente Antônio Carlos, Marechal Rondon, Ayrton Senna, a Praia de Botafogo, entre outras, além das estradas Marechal Miguel Salazar Mendes de Morais, do Itanhangá, da Barra da Tijuca, de Inhoaíba e do Cortume.


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