AtlasCopco atua na demolição sustentável na Fonte Nova e Mineirão

A Arena Fonte Nova, localizada em Salvador, custou cerca de R$ 592 milhões e na obra foram empregados três diferentes pulverizados da Atlas Copco, utilizados para demolir 150 m de concreto por dia, além de atuar na separação de eventuais vergalhões embutidos no concreto do estádio.

De acordo com a Atlas, a vantagem é que o concreto extraído pode ser reutilizado. “O concreto é enviado para britadores móveis no canteiro de obras, onde é reduzido à granularidade correta, e futuramente será usado como base para camas de aterros sanitários ou asfalto.”, diz José Virgilio Mazza Batista, engenheiro de produção da Arcoenge, empresa responsável pelo trabalho de demolição.

Foram empregados na demolição do antigo estádio da Fonte Nova os pulverizadores Atlas Copco BP 2900, DP 2800 e DP 2000, acoplados em máquinas grandes, como uma escavadeira de 38 t. Esses pulverizadores possuem características multifuncionais que os tornam eficientes em matéria de demolição sustentável, como a força linear de rotação do motor hidráulico e a embocadura com lâminas parecidas com pinças de demolição.

Estádio do Mineirão

A empresa também atuou na demolição do estádio do Mineirão. Vários modelos de rompedores da Atlas Copco foram utilizados em diferentes fases da obra.

Na primeira fase da construção, foram utilizados equipamentos pequenos, que poderiam ser movidos em áreas pequenas, limitadas. Nessa fase utilizamos os rompedores para carreta SB 140 (solidbreaker, um rompedor mais leve e enxuto), montados em transportadoras de 1,8 toneladase mini-escavadeiras.

Após criar um acesso com os rompedores menores, a Detronic começou a demolir as arquibancadas necessárias com equipamentos maiores, como o SB 452 (de 440kg) e os HB (heavy breaker) 1700 e 3100 (de 1,7 e 3,1 t, respectivamente). Estes equipamentos foram montados em máquinas de até 50 t, demolindo 2.500 m³ de concreto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *