Barragem Marrecas é inaugurada em Caxias do Sul

Os moradores do município de Caxias do Sul, no interior do Rio Grande do Sul, passarão a ter um sistema de abastecimento de água de melhor qualidade a partir deste final de semana. Neste sábado (22), será inaugurada a Barragem do Sistema Marrecas que deve garantir o abastecimento de 250 mil pessoas por 20 anos.

A obra, realizada pela Fidens Engenharia, começou em março de 2010 e contou com a participação da Ciber Equipamentos Rodoviários. Desde o início, uma usina de CCR da Ciber, modelo UCR 30 E, trabalhou no projeto.

A represa que forma o Sistema Marrecas tem capacidade para acumular até 33 bilhões de litros de água e vazão inicial prevista de 900 litros de água corrente por segundo. A extensão é de 835 metros, sendo 400 metros em área de barragem de terra e o restante em concreto compactado a rolo (CCR) e 215 hectares de área alagada.

A barragem ficou pronta e foi aberta em setembro quando começou o alagamento da área. Ela atingirá sua capacidade máxima em aproximadamente mais três meses. A obra de R$ 250 milhões foi construída foi construída em parceria entre os governos Municipal e Federal.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *