Aconteceu na quarta-feira (27), em Brasília, o primeiro treinamento integrado das forças da Segurança Pública do País com vistas à Copa das Confederações, em junho próximo, e a Copa do Mundo de 2014.
A operação, realizada no Hotel Mercure, no Setor Hoteleiro Norte, foi planejada pelo Grupo de Trabalho para os Eventos Mundiais (GTMUNDI) da Secretaria de Segurança Pública e coordenada pelo Corpo de Bombeiros.
Cerca de 400 pessoas participaram do treinamento, entre bombeiros, policiais civis, militares e federais, agentes da Agência Brasileira da Inteligência (Abin), profissionais do SAMU, agentes do Departamento de Trânsito (Detran-DF) e da Agência de Fiscalização (Agefis), além de 54 voluntários – 14 da Cruz Vermelha e 40 que atuaram como vítimas.
“O objetivo do treinamento é validar os protocolos que a Segurança Pública planejou e produziu com os órgãos convidados e vinculados. Nós aplicamos isso em campo para que as equipes trabalhem de forma integrada nos grandes eventos", destaca o coordenador do GTMUNDI, coronel Paulo José Bezerra.
Até o Mundial de 2014, serão realizadas mais cinco simulações. A próxima será em maio, no Estádio Nacional de Brasília Mané Garrincha, sede das partidas.
Na quarta-feira passada (20), já fora realizado o I Simulado de Emergências para Atendimento em Estádio de Futebol, com a participação de médicos, enfermeiros, bombeiros e agentes de trânsito. Na ocasião, os profissionais envolvidos prestaram socorro a 250 torcedores envolvidos em uma suposta briga na arquibancada do Ginásio Nilson Nelson.
Fonte: Padrão