A Basf apresentou em São Paulo sua primeira Casa de Eficiência Energética no Brasil, a CasaE. Essa é a décima unidade construída pela empresa no mundo e pretende mostrar ao mercado soluções e produtos desenvolvidos para tornar as construções mais sustentáveis e eficientes. A iniciativa também é um presente da Basf para a cidade no ano da Alemanha no Brasil.
Com 400 m², a residência localizada na avenida Vicente Rao, zona Sul da capital paulista recebeu investimento de cerca de R$ 3 milhões. Trata-se de um projeto que apresenta soluções para redução do consumo de água, energia e emissão de CO2. Segundo a empresa, a economia de energia da casa chega a quase 70% graças ao uso de materiais diferenciados.
O sistema construtivo consiste em blocos de poliestireno expandido que proporcionam isolamento térmico. Espumas especiais foram aplicadas nas paredes e no teto para dar conforto acústico e térmico.
No processo de construção ainda foram utilizados tintas, vernizes e adesivos com pigmentos especiais que atuam no controle da temperatura e que também contribuem para um menor gasto de energia, reduzindo consideravelmente o uso de ar condicionado, por exemplo.
A obra ainda recebeu pisos drenantes, fabricados com compostos especiais e que evitam o acúmulo de água na superfície. Também estão presentes na casa produtos especiais voltados para revestimento, impermeabilizantes e antiderrapantes.
O interior do imóvel ganhou tinta antibactéria, que diminui 99% das bactérias nas paredes, proporcionando um espaço mais protegido de doenças. A parte externa recebeu cobertura de tinta contra mofo e tinta acrílica com maior rendimento e durabilidade.
A CasaE brasileira agora passará por estudos de ecoeficiência que avaliarão os produtos empregados na sua construção.
Essas análises serão realizadas pela Fundação Espaço ECO. Em breve o projeto deve obter a certificação LEED – Leadership in Energy and Environmental Design, principal selo de construção sustentável do Brasil.
Além das soluções para construção da Basf, o projeto conta ainda com parceiros que contribuíram com produtos e tecnologias que estão alinhadas à temática da sustentabilidade. São eles: Arquivo Vivo, Atlas Schindler, Bosch, Daikin, Deca, Gerdau, Guardian, Isoeste, Knauf, Leicht, Leroy Merlin, Nespresso, Owa, Philips, Supermix, Tigre, Veka, Whirpool.
Fonte: Padrão