Para acompanhar o ritmo de crescimento da construção civil no País e do mercado imobiliário no Rio, a Concremat acaba de reinaugurar seu laboratório em São Cristóvão, no Rio de Janeiro, especializado em testes de concreto e agregados.
A empresa destinou R$ 1,5 milhão para a ampliação, modernização e aumento da capacidade de ensaios do laboratório, que agora também terá capacidade para realizar testes de componentes da construção civil, como peças de pavimentos, blocos e esquadrias e ainda disponibilizará de uma área para ensaios em asfalto que deve atender às demandas da Prefeitura do Rio para o Programa Asfalto Liso. O laboratório também dará subsídios às construções em alvenaria estrutural, muito utilizada na construção imobiliária.
No Rio, o laboratório das Empresas Concremat é o único laboratório privado acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normatização e Qualidade Industrial (Inmetro) na área de construção civil.
De acordo com a diretora da Concremat, Heloísa Bolorino, a ampliação permitirá que o laboratório do Rio dobre a sua capacidade de atendimento passando a atender até 100% dos trabalhos encomendados no estado.
O laboratório, primeiro de materiais de construção do Brasil, foi inaugurado durante a construção de Brasília, e representa o embrião da história das empresas Concremat. As unidades do Laboratório da Concremat são aptas à realização de testes para a certificação de produtos industriais, controle da qualidade do concreto, solos, pavimentos e estruturas metálicas; avaliação de durabilidade, estabilidade de estruturas e gestão de manutenção civil; inspeção de equipamentos, fabricação, montagem e ensaios destrutivos; instrumentação e monitoramento de fundações, estruturas e obras geotécnicas por método convencional ou remoto, entre outras atividades.
Fonte: Estadão