A Ponte da Integração Brasil–Paraguai, a aguardada segunda ligação rodoviária entre os dois países, teve sua construção oficialmente definida para começar neste mês. O projeto, que será totalmente custeado pela Itaipu Binacional, é um marco de infraestrutura na Tríplice Fronteira.
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O início das obras foi tema de alinhamento entre o diretor-geral brasileiro da Itaipu, general Joaquim Silva e Luna, e o governador do Paraná, Carlos Ratinho Massa Júnior, em Foz do Iguaçu. A parceria envolve ajustes finos entre o Estado, a União e a Itaipu, que gerirá a construção.
Investimento e Escopo: Conexão com BR-277 e Aduanas
O investimento previsto para a Ponte da Integração soma R$ 448,6 milhões. Este valor abrange não apenas a estrutura da ponte entre Foz do Iguaçu e Presidente Franco, mas também as obras complementares essenciais:
- Acessos às duas aduanas a serem construídas.
- Conexão com a BR-277 através da Perimetral Leste.
A primeira etapa dos trabalhos concentra-se em serviços preliminares como a mobilização de equipamentos, a montagem do canteiro de obras e a contratação de pessoal.
Impacto Econômico e Empregos na Fronteira
A construção da segunda ponte Brasil-Paraguai é vista como um catalisador para a economia regional. A obra, gerenciada pelo Governo do Paraná, gerará, num primeiro momento, 400 empregos diretos.
O Consórcio Construbase – Cidade – Paulitec, responsável pela execução, recebeu quase 10 mil currículos para o preenchimento dessas vagas, sublinhando o impacto social e a demanda por trabalho na região.
Segundo Silva e Luna, a obra é fruto de um compromisso governamental que trará “grandes ganhos para toda a América Latina, em especial para quem vive na fronteira”. A expectativa é que o projeto melhore significativamente o sistema modal da região, elevando a qualidade e a segurança para quem trafega entre os dois países e aprimorando a fiscalização aduaneira.
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